EJ - Escola de Aviação Civil


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Alterações temporárias no espaço aéreo brasileiro - Copa do Mundo 2014


NOTAM são as siglas para "Notice to Airmen", que no português, significa "Aviso aos aviadores". Estes são publicados por um órgão competente do controle de tráfego aéreo da área a ser voada e contém informações de extrema importância aos aeronavegantes em relação a qualquer observação ou alteração na estrutura dos aeródromos e espaços aéreos. Podem ser permanentes, mas na maioria das vezes são temporários, sendo informado o período de validade no próprio corpo da mensagem. É obrigação de todos os pilotos antes de voarem checarem os NOTAMs e adequa-lo ao seu voo, de forma a ajudar na melhor fluidez do tráfego aéreo.

Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, alterações temporárias serão aplicadas no espaço aéreo brasileiro, e nossa unidade baseada no Aeródromo de Jundiaí-SP (SBJD), será um dos aeroportos que terão que se adaptar a essas mudanças.

A seguir os principais tópicos que serão aplicados em Jundiaí, durante o período da Copa do Mundo, podendo estes, ser integralmente esclarecidos pelos seguintes documentos:

NOTAM D1438/2014 - que prevê a coordenação do aeródromo de Jundiaí
AIC 08/14 - que trata das regras de alocação de slot nos aeródromos controlados
AIC 12/14 - que trata das alterações gerais no espaço aéreo durante o evento

- O aeródromo de Jundiaí será coordenado pelo período de 11/06/14 a 11/07/14;
- Todas as aeronaves que pretendam operar neste aeródromo durante este período, deverão reservar slots;
- Seguindo os critérios de segurança adotados mundialmente em eventos da importância e do vulto da Copa do Mundo de Futebol FIFA Brasil 2014 e a manutenção dos níveis dos serviços de tráfego aéreo prestados, o COMAER criou áreas de exclusão (RESERVADA, RESTRITA ou PROIBIDA) em determinadas porções do espaço aéreo brasileiro com tamanhos e níveis de acessos diferentes, estando dentre estas, a TMA-SP;
- Os períodos de vigência dessas restrições serão compreendidos entre algumas horas antes e depois da abertura do evento, bem como dos seus jogos;
- Não serão permitidos voos de instrução em nenhuma das áreas de exclusão durante os períodos estipulados;

DIAS E HORÁRIOS DOS JOGOS EM SÃO PAULO
Dia 12/06/2014 (17h local) – início às 14h local e término às 21h local;
Dia 19/06/2014 (16h local) – início às 15h local e término às 19h local;
Dia 23/06/2014 (13h local) – início às 12h local e término às 16h local;
Dia 26/06/2014 (17h local) – início às 16h local e término às 20h local;
Dia 01/07/2014 (13h local) – início às 12h local e término às 17h local;
Dia 09/07/2014 (17h local) – início às 16h local e término às 21h local.

Desta forma, durante todo o período da Copa do Mundo, a EJ - Unidade Jundiaí terá suas operações consideravelmente reduzidas devido à coordenação do aeródromo (slots) e ainda mais restrita nos dias que houverem jogos em São Paulo.

Esperamos contar com a compreensão de todos.

A diretoria.

Publicado em 09/05/2014


Vídeo: tour pelo campus itápolis

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    Mural Informativo


  • Nova parceria: EJ torna-se o centro de treinamento prático oficial da Universidade Anhembi Morumbi

    A Universidade Anhembi Morumbi é uma das instituições mais reconhecidas do país na formação de profissionais da aviação. Sua graduação em Ciências Aeronáuticas consolidou-se como referência, oferecendo uma base teórica robusta, visão contemporânea do setor e forte integração com o mercado. A Anhembi tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento acadêmico da aviação brasileira, formando pilotos, gestores e profissionais preparados para atuar em diferentes frentes da indústria aérea. A EJ Escola de Aviação Civil, fundada em 1999, é hoje a maior escola de aviação da América Latina, com mais de 10 mil pilotos formados, frota extensa, bases completas e um padrão de treinamento que se tornou referência nacional em segurança, disciplina e qualidade operacional. Nesse cenário, EJ e Anhembi Morumbi iniciam um novo capítulo. A EJ passa a ser oficialmente o Centro de Treinamento da Universidade Anhembi Morumbi para a realização das horas de voo, unindo a formação teórica universitária com a formação prática. Com a parceria, os alunos da Anhembi ganharão um centro de treinamento prático oficial na base Americana, além de projetos voltados ao incentivo dos alunos na áerea da aviação. A experiência prática passa a refletir o mesmo nível de excelência oferecido em sala de aula, criando uma trajetória formativa mais coesa, completa e alinhada às exigências das companhias aéreas. Para o setor, essa união representa um avanço significativo. Duas grandes forças da aviação agora caminham juntas, fortalecendo o mercado e abrindo novas oportunidades para a próxima geração de pilotos. A parceria marca um grande passo para o futuro da aviação: mais qualidade, mais estrutura e mais caminhos para quem deseja chegar ao comando.

  • Aviação em alta: mais de mil novas vagas reforçam o aquecimento do setor no Brasil

    O mercado da aviação brasileira vive um momento de forte expansão, com as principais companhias aéreas anunciando centenas de contratações e novos planos de crescimento. Para quem sonha em seguir carreira como piloto, instrutor ou profissional técnico, o cenário é de otimismo e confirma que a aviação continua sendo uma das profissões mais promissoras do país. Gol, LATAM e Azul anunciam grandes contratações As três maiores companhias aéreas do Brasil estão ampliando suas equipes e abrindo espaço para novos profissionais: -Gol Linhas Aéreas: pretende contratar um piloto por dia até o fim de 2025, impulsionada pela maior expansão de malha aérea de sua história. -LATAM Brasil: abriu quase 900 vagas no país, sendo 738 para comissários e 157 para copilotos, dentro de um plano de investimento e fortalecimento da operação. -Azul Linhas Aéreas: anunciou 186 novas vagas para pilotos e copilotos. 160 na Azul e 26 na Azul Conecta — em preparação para um novo ciclo de crescimento até 2026.Essas contratações em ritmo acelerado mostram um movimento de expansão real, e não apenas uma reposição de quadro. Um mercado em retomada e crescimento sustentável Após os anos de retração causados pela pandemia, a aviação brasileira entrou em um novo ciclo de prosperidade. O aumento do número de voos, a recuperação do turismo e a chegada de novas aeronaves às frotas corporativas estão gerando demanda constante por pilotos qualificados. As companhias reforçam que os planos de expansão estão ligados ao crescimento do transporte aéreo no país e à necessidade de profissionais bem formados para sustentar essa nova fase. Oportunidades para quem está se formando piloto O aumento da demanda significa mais oportunidades para novos pilotos ingressarem no mercado. Com a expansão das malhas e o crescimento das frotas, surge a necessidade de profissionais bem treinados, com formação completa, habilitação IFR, multimotor e proficiência em inglês. A EJ Escola, que há mais de 25 anos forma pilotos para o mercado nacional e internacional, reforça que esse é o momento ideal para investir na formação. Cursos teóricos e práticos, programas de estágio e a graduação em Pilotagem Profissional de Aeronaves oferecem uma base sólida para quem quer estar pronto quando as oportunidades aparecerem. O futuro de quem escolhe voar Mais do que uma retomada, o que se observa é uma tendência de crescimento contínuo. A aviação está em alta, e os números comprovam: o céu segue aberto para quem busca uma carreira com propósito, tecnologia e oportunidades reais de ascensão. Aviação em alta — e a EJ pronta para formar os profissionais que vão voar ainda mais alto.  

  • Nova aeronave Colt 100 disponível na frota EJ

    O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051