EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Fabio Ramponi Maia, contratado pela ABSA Cargo - TAM Cargo.


Mais um de nossos instrutores foi contratado pela ABSA Cargo - TAM Cargo, agora é a vez do Instrutor Fabio Ramponi Maia de São Paulo - SP.

Devido ao nome e a qualidade do treinamento que a EJ oferece, quando o aluno se torna um piloto profissional, é reconhecido pelo mercado de trabalho como um piloto seguro e preparado para qualquer empresa aérea, principalmente se o candidato possuir experiência como instrutor de voo.

"Minha vontade de ser piloto nasceu vendo meu pai voar, ele é piloto privado e sempre frequentou o Aeroclube de São Paulo, me lembro que fiz meu primeiro voo junto com ele e ficava cheio de orgulho quando acompanhava uma decolagem ou pouso dele.

A partir daí, decidi que queria fazer o curso de piloto privado para ser igual a ele. Na época, a idade mínima para fazer o curso teórico era 16 anos. Quando eu iria completar 16 anos, a idade mínima passou para 17 e logo em seguida para 18 anos. Como minha intenção era apenas piloto privado e com 18 anos eu estava naquela situação de ingressar na faculdade, decidi fazer o curso de direito e tive que adiar o curso de piloto.

No ultimo ano da faculdade, decidi iniciar o curso para piloto. Fiz o curso teórico no Aeroclube de São Paulo e comecei a fazer as primeiras horas práticas no Aeroclube de Jundiai. Fiz meu voo solo com 15 horas e no dia seguinte já estava matriculado na EJ para concluir o curso. Quando mudei para EJ, vi o que realmente era a aviação. Uma escola muito profissional e com uma estrutura invejável. Sem contar os instrutores, que apesar de serem as vezes até mais novos que eu, eram muito profissionais e capacitados.

Somando a qualidade da escola e a paixão por entrar em um avião e voar, decidi que minha vida seria melhor no avião do que no fórum e decidir ser piloto como profissão.

Chequei o PP em maio de 2008 e com a conclusão da Faculdade fiquei em um beco sem saída. Sabia que queria ser piloto, mas apenas o diploma de bacharel em direito não adiantaria de nada, caso eu não pudesse voar um dia. Então, após muitas conversas com meu pai, resolvi para a carreira de piloto mais um pouco e me dedicar aos estudos para passar no exame da OAB. Assim eu teria uma segunda profissão garantida caso não tivesse sucesso na Aviação.

Passei no exame da Ordem e comecei o curso de PC em seguida. A partir dai, fiz todos os cursos na EJ. Na época, voava de manhã e trabalhava como advogado a tarde em SP. Fiz isso até concluir o curso de Multi e Inva. Quando estava pronto para começar a dar instrução.

Em Julho de 2011 fui contratado como Instrutor na EJ foi ai que começou a melhor fase da minha vida, pois trabalhava com o que realmente eu gostava. Fiz muitas amizades, aprendi muita coisa com alunos, colegas de trabalho, etc. Eu era uma pessoa verdadeiramente apaixonada pela EJ.

Após 1 ano como instrutor, fiz seleção na TAM e fui aprovado, sem brincadeira, na época fiquei muito feliz, mas triste ao mesmo tempo por ter que deixar a EJ que eu gostava muito.

Fiquei um ano e meio na TAM e fui demitido no último corte de funcionários que teve em Agosto de 2013. Após isso, fiquei sem voar até o início de 2014, foi quando mandei email para o Renan e para o Josué, pedindo para retornar para EJ. Fui acolhido por todos de braços abertos e voltei a dar instrução em Fevereiro de 2014. Fiquei muito feliz pois confiaram e mim e na minha capacidade.

Em março começou uma seleção para Tam Cargo (Absa Cargo), só com o pessoal que fora demitido da Tam em 2013, e com muita sorte e ajuda de Deus, fui aprovado. Agora, pela segunda vez, deixo a EJ com dor no coração, e feliz por saber que a qualidade e competência de todos que ficaram ali, levarão o nome da Escola para níveis cada vez maiores.

Agora vou iniciar o Curso do Boeing 767, o que pra mim foi uma surpresa. Quem diria que eu iria sair do C-152, apesar de já ter voado o Airbus, e ir direto para o B767 e ter a possibilidade de fazer voos internacionais. Estou muito feliz mesmo.

Por ultimo, gostaria de Agradecer mais uma vez todos da EJ que sempre confiaram no meu trabalho e parabenizar toda a equipe que sempre trabalhou com muito profissionalismo. Agradeço a todos mesmo, comercial, escala, operacional, diretoria, chefia, administrativo, etc... Sem vocês eu não seria quem sou hoje." disse Maia.

Nós agradecemos por ter escolhido a EJ e desejamos muito sucesso em sua nova etapa profissional.

Para saber como se tornar um Instrutor EJ, mande um e-mail para contato@ej.com.br ou ligue:

Itápolis-SP - 16 3263 9160
Jundiaí -SP - 11 4815 2325

Voe mais alto.

Publicado em 04/04/2014


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Plano de modernização: EJ incluirá painel Garmin G3X em 20 aeronaves da frota

    A EJ acaba de dar mais um grande passo visando a formação de alto nível, a revitalização da frota de aeronaves Cessna 152, modelo consagrado e amplamente utilizado na formação de pilotos em todo o mundo. O marco inaugural desse plano foi a entrega do PR-EJD, a primeira aeronave remotorizada e modernizada pela escola, incluindo o Garmin G3X. O projeto, que será executado ao longo de dois anos, prevê a revitalização de 20 aeronaves no total — 10 delas em 2025 e outras 10 em 2026. Cada aeronave passará por um processo completo de atualização, incluindo: -Remotorização, garantindo mais eficiência e confiabilidade operacional;-Atualização de painel, com a incorporação do moderno Garmin G3X, um dos sistemas mais avançados em aviônicos para aviação geral, oferecendo mais precisão, segurança e familiaridade com tecnologias atuais do mercado. -Reforma completa, com renovação do interior das aeronaves para maior conforto. A escolha pelo Cessna 152 como foco do projeto não é por acaso. Trata-se da aeronave de instrução mais aceita no mundo, reconhecida por sua estabilidade, robustez e excelente relação custo-benefício. Na EJ, ela desempenha um papel essencial na formação inicial de pilotos, e agora passa a oferecer ainda mais tecnologia e qualidade. Os alunos já poderão iniciar seus voos com as primeiras aeronaves revitalizadas antes da metade do ano de 2025. Além da grande aceitação da aeronave, a modernização dos Cessna 152 também tem como objetivo alinhar tecnologicamente esse modelo ao restante da frota da EJ, promovendo uma padronização dos recursos disponíveis aos alunos durante sua formação. A escola já conta com Cessna 172 equipados com o painel Garmin G1000 — referência em aviônicos na aviação geral — e com duas aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, recentemente adquiridas, que também trazem recursos modernos e painéis digitais. Com isso, o aluno vivencia uma transição mais fluida entre as diferentes etapas do curso, desenvolvendo desde cedo familiaridade com sistemas embarcados atuais e tecnologias que encontrarão nas aeronaves profissionais ao longo da carreira. Um diferencial fundamental desta iniciativa é que toda a revitalização está sendo realizada pela equipe da EJ Manutenção de Aeronaves, dentro das instalações da própria escola. Isso permite controle total de qualidade e agilidade na entrega, graças à implantação de uma linha de produção própria dedicada ao projeto.Com essa modernização, a EJ reforça seu compromisso com o ensino de alto nível, alinhando seus cursos de piloto às exigências da aviação atual. O objetivo é garantir que os alunos tenham acesso a aeronaves cada vez mais modernas, seguras e tecnicamente atualizadas, refletindo o que encontrarão ao longo de suas carreiras.Mais do que uma atualização técnica, essa ação representa o investimento contínuo da maior escola de aviação da América Latina na excelência operacional e educacional.

  • EJ promove maior festival Aero musical do país e proporciona uma experiência única aos alunos

    No dia 26 de abril de 2025, o céu e a música se uniram em um espetáculo único: o Aero Music Festival, evento promovido pela EJ – Escola de Aviação, que reuniu grandes nomes da aviação brasileira para um dia inteiro de shows aéreos e musicais, sendo palco de um dos maiores show aéreos do Brasil. Durante todo o dia, o evento trouxe ao céu de Itápolis demonstrações técnicas de alto nível, com manobras executadas por grandes pilotos reconhecidos no cenário da aviação acrobática brasileira.Além disso, o festival também contou com a apresentação da Esquadrilha EJ, formada por pilotos da própria escola, que demonstraram entrosamento, disciplina e técnica em formação. A esquadrilha reforça a excelência operacional dos profissionais formados e atuantes na EJ, além de ser um exemplo claro da qualidade dos cursos de piloto oferecidos pela instituição. Os alunos da EJ também estiveram diretamente envolvidos no evento. Para quem está em processo de formação como piloto, essa vivência amplia a compreensão da rotina e das exigências do ambiente aeronáutico, conectando teoria e prática de forma autêntica. A EJ, reconhecida como a maior escola de aviação da América Latina, segue promovendo iniciativas que vão além da sala de aula. O AeroMusic reforça o nosso compromisso com a formação de pilotos, a valorização da aviação no Brasil e a criação de experiências significativas para nossos alunos e para a comunidade. Estamos ansiosos para promover o próximo evento em prol da aviação, até lá, seguimos com o nosso compromisso na formação de pilotos de alto nível.

  • Juliana Fraschetti conquista mais um título pela EJ nos EUA e segue invicta em 2025

    A piloto acrobática Juliana Fraschetti, ex-instrutora da EJ e atualmente na Flight Safety — o maior centro de treinamento de pilotos do mundo — conquistou mais um título internacional representando a EJ. Ela foi a campeã do Sebring Aerobatic Championship, realizado nos dias 25 e 26 de abril, na Flórida (EUA). Durante o campeonato, Juliana alcançou o primeiro lugar nos três voos competitivos, garantindo o título geral e mantendo sua invencibilidade em 2025. Este é seu segundo troféu no ano, e ela já está focada na preparação para os próximos desafios. Suas conquistas são motivo de orgulho não só para a EJ, mas também para toda a aviação brasileira, especialmente na acrobacia aérea, um segmento exigente que envolve técnica apurada, precisão e sangue frio. A presença e o desempenho de Juliana também reforçam a importância da representatividade feminina na aviação, mostrando que há espaço — e destaque — para mulheres em todas as áreas do setor. A EJ tem orgulho de apoiar essa jornada. Juliana começou sua trajetória como aluna e instrutora da escola, e sua formação reflete o compromisso da EJ com a excelência e o preparo profissional. Mesmo atuando hoje na Flight Safety, nos Estados Unidos, sua história continua conectada à EJ e inspira muitos jovens pilotos. Acompanhe a EJ no Instagram para ficar por dentro da rotina de treinos de Juliana!

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051