EJ - Escola de Aviação Civil


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A paixão de Hiago por aviões surgiu por acaso. Hoje ele é copiloto de jatos Embraer.


Hiago Araújo, um jovem de 28 anos, natural de Boa Vista, Roraima, é um exemplo de paixão pela aviação. Mesmo em um estado sem tradição aeronáutica e sem ninguém na família envolvido na aviação o incentivando, Hiago trilhou seu caminho rumo aos voos movido por um sonho que nasceu ao acaso, durante sua adolescência.

Tudo começou aos 14 anos, quando Hiago teve a oportunidade de experimentar um simulador de voo emprestado de um amigo. Enquanto o amigo não demonstrava muito entusiasmo pelo Flight Simulator, Hiago sentiu uma conexão imediata. "Simplesmente surgiu essa paixão por avião a partir desse momento", relembra.

Aos 17 anos, logo após concluir o ensino médio e muitas horas e voos virtuais, Hiago decidiu ir em busca de seu sonho e seguiu para Jundiaí, onde ingressou na EJ Escola de Aviação para realizar o curso teórico intensivo de piloto privado. Sua mãe, Suneire, uma policial civil, e seu tio, Sydney, um policial militar, o acompanharam até Jundiaí. Embora a família de Hiago estivesse ligada principalmente à área de segurança, ele sentia que seu destino estava nos céus. "Se eu não fosse para aviação, provavelmente iria para esse lado", contou.

O curso teórico na EJ Escola de Aviação foi intenso e desafiador. Hiago teve que absorver uma quantidade significativa de informações. "Era muito conteúdo em muito pouco tempo, mas sempre tive a motivação da minha família para continuar. Teve momentos ali que eu achei que não ia dar conta", relembra.

Foi em Jundiaí que Hiago teve seu primeiro contato real com a aviação, imergindo em um ambiente que o aproximou ainda mais de seu sonho de voar. Após concluir o curso teórico, ele retornou para casa com o objetivo de enfrentar os próximos desafios: as provas da ANAC e o exame médico. No entanto, essas etapas precisaram ser realizadas em Manaus, já que em Roraima não havia recursos adequados para sua conclusão. A falta de infraestrutura na aviação em sua região apenas reforçou sua determinação.

Após ser aprovado na prova da ANAC, Hiago seguiu para a Unidade EJ em Itápolis para dar início ao curso prático de piloto privado. Lá, ele guardou em sua memória o seu primeiro voo solo, uma experiência que o marcou profundamente.

"Lembro que eu estava nervoso antes do voo, mas depois que saí do solo foi uma das melhores sensações que tive", relembra Hiago.

Menos de dois anos depois, Hiago concluiu sua formação como piloto comercial e de voo por instrumentos, além de ter realizado o curso de instrutor de voo. No entanto, quando decidiu se tornar instrutor na EJ, encontrou todas as vagas preenchidas. Determinado a ganhar experiência e acumular horas de voo, ele voltou para sua cidade natal, Boa Vista, e começou a buscar oportunidades onde quer que surgissem.

Foi então que Hiago conheceu pilotos de uma empresa de táxi aéreo e começou a frequentar o hangar, voando junto com eles. Essa experiência única o levou a voar em aeronaves como Cessnas Caravan, 210 e 206, prestando serviços à FUNAI, onde ofereciam apoio às tribos indígenas, como transporte de equipes médicas. Essa foi sua primeira experiência operando fora do ambiente da EJ.

"Ao mesmo tempo que era fantástico, dava um certo medo por operar em uma região tão inóspita como a Amazônia. Geralmente era sempre voo de bate e volta, às vezes remoção de índios para tratamento de doenças na cidade", relembra Hiago. "Alguns não falavam português, só yanomami, que é a língua deles".

Em 2016, com instrutores da EJ sendo contratados por companhias aéreas, novas oportunidades surgiram para instrutores na escola. Hiago então retornou a Itápolis, onde inicialmente trabalhou em operações em solo, realizando tarefas essenciais, como abastecimento e cuidado das aeronaves.

Após alguns meses nessas operações, Hiago finalmente foi contratado como instrutor de voo. Essa experiência o fez crescer pessoalmente e profissionalmente. "Acabei crescendo muito durante esse tempo. Ser uma pessoa mais paciente, tentar ajudar o aluno atingir o objetivo dele, ser uma pessoa altruísta, que é o que a gente aprende no curso de INVA", explicou.

"Digo que o instrutor tem que ser maleável, e se adaptar com qualquer situação, pois todos são diferentes e cada um tem o seu tempo para pegar as coisas. Então o instrutor tem que ir se adaptando a cada um. Isso me ajuda até hoje quando vou voar, pois cada comandante tem um jeito", afirma.

Hiago dedicou três anos como instrutor na unidade de Itápolis, até ser promovido a instrutor e avaliador na unidade de Jundiaí da EJ Escola de Aviação Civil, onde permaneceu por mais três anos. Como avaliador, sua responsabilidade era liberar os alunos para voos e navegações solo.

Após seis anos como instrutor e acumulando mais de 2500 horas de voo, no final de 2022, Hiago foi contratado pela Azul Linhas Aéreas para ser copiloto de jatos Embraer. A conquista representa o ápice de sua carreira. "Meu sonho. Estou super realizado, com a aeronave e com a empresa".

Uma dica para quem está começando? “Persistam nos seus sonhos, tenham fé que tudo tem seu tempo. Se mantenham atualizados, estudando, com as carteiras sempre em dia, porque quando você menos espera, as coisas acontecem", conclui Hiago.

A EJ Escola de Aviação Civil se orgulha em ter tido Hiago como instrutor, testemunhando seu crescimento e sucesso ao longo dos anos. Desejamos a Hiago muito sucesso em sua jornada.

Publicado em 10/07/2023


Vídeo: tour pelo campus itápolis

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    Mural Informativo


  • Plano de modernização: EJ incluirá painel Garmin G3X em 20 aeronaves da frota

    A EJ acaba de dar mais um grande passo visando a formação de alto nível, a revitalização da frota de aeronaves Cessna 152, modelo consagrado e amplamente utilizado na formação de pilotos em todo o mundo. O marco inaugural desse plano foi a entrega do PR-EJD, a primeira aeronave remotorizada e modernizada pela escola, incluindo o Garmin G3X. O projeto, que será executado ao longo de dois anos, prevê a revitalização de 20 aeronaves no total — 10 delas em 2025 e outras 10 em 2026. Cada aeronave passará por um processo completo de atualização, incluindo: -Remotorização, garantindo mais eficiência e confiabilidade operacional;-Atualização de painel, com a incorporação do moderno Garmin G3X, um dos sistemas mais avançados em aviônicos para aviação geral, oferecendo mais precisão, segurança e familiaridade com tecnologias atuais do mercado. -Reforma completa, com renovação do interior das aeronaves para maior conforto. A escolha pelo Cessna 152 como foco do projeto não é por acaso. Trata-se da aeronave de instrução mais aceita no mundo, reconhecida por sua estabilidade, robustez e excelente relação custo-benefício. Na EJ, ela desempenha um papel essencial na formação inicial de pilotos, e agora passa a oferecer ainda mais tecnologia e qualidade. Os alunos já poderão iniciar seus voos com as primeiras aeronaves revitalizadas antes da metade do ano de 2025. Além da grande aceitação da aeronave, a modernização dos Cessna 152 também tem como objetivo alinhar tecnologicamente esse modelo ao restante da frota da EJ, promovendo uma padronização dos recursos disponíveis aos alunos durante sua formação. A escola já conta com Cessna 172 equipados com o painel Garmin G1000 — referência em aviônicos na aviação geral — e com duas aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, recentemente adquiridas, que também trazem recursos modernos e painéis digitais. Com isso, o aluno vivencia uma transição mais fluida entre as diferentes etapas do curso, desenvolvendo desde cedo familiaridade com sistemas embarcados atuais e tecnologias que encontrarão nas aeronaves profissionais ao longo da carreira. Um diferencial fundamental desta iniciativa é que toda a revitalização está sendo realizada pela equipe da EJ Manutenção de Aeronaves, dentro das instalações da própria escola. Isso permite controle total de qualidade e agilidade na entrega, graças à implantação de uma linha de produção própria dedicada ao projeto.Com essa modernização, a EJ reforça seu compromisso com o ensino de alto nível, alinhando seus cursos de piloto às exigências da aviação atual. O objetivo é garantir que os alunos tenham acesso a aeronaves cada vez mais modernas, seguras e tecnicamente atualizadas, refletindo o que encontrarão ao longo de suas carreiras.Mais do que uma atualização técnica, essa ação representa o investimento contínuo da maior escola de aviação da América Latina na excelência operacional e educacional.

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    No dia 26 de abril de 2025, o céu e a música se uniram em um espetáculo único: o Aero Music Festival, evento promovido pela EJ – Escola de Aviação, que reuniu grandes nomes da aviação brasileira para um dia inteiro de shows aéreos e musicais, sendo palco de um dos maiores show aéreos do Brasil. Durante todo o dia, o evento trouxe ao céu de Itápolis demonstrações técnicas de alto nível, com manobras executadas por grandes pilotos reconhecidos no cenário da aviação acrobática brasileira.Além disso, o festival também contou com a apresentação da Esquadrilha EJ, formada por pilotos da própria escola, que demonstraram entrosamento, disciplina e técnica em formação. A esquadrilha reforça a excelência operacional dos profissionais formados e atuantes na EJ, além de ser um exemplo claro da qualidade dos cursos de piloto oferecidos pela instituição. Os alunos da EJ também estiveram diretamente envolvidos no evento. Para quem está em processo de formação como piloto, essa vivência amplia a compreensão da rotina e das exigências do ambiente aeronáutico, conectando teoria e prática de forma autêntica. A EJ, reconhecida como a maior escola de aviação da América Latina, segue promovendo iniciativas que vão além da sala de aula. O AeroMusic reforça o nosso compromisso com a formação de pilotos, a valorização da aviação no Brasil e a criação de experiências significativas para nossos alunos e para a comunidade. Estamos ansiosos para promover o próximo evento em prol da aviação, até lá, seguimos com o nosso compromisso na formação de pilotos de alto nível.

  • Base de Americana passa por reforma para atender mais alunos com padrão de excelência

    A EJ acaba de concluir a reforma na estrutura da base em Americana-SP, reforçando seu compromisso com a excelência no ensino e com a expansão do acesso à formação de pilotos. A reforma da infraestrutura vem acompanhada de um plano de crescimento da frota local, com o objetivo de atender a uma demanda cada vez maior por treinamento prático de qualidade na região. Localizada estrategicamente próxima à capital paulista, a base de Americana é uma excelente opção para quem busca facilidade de acesso, sem abrir mão da tradição e do alto padrão de ensino que são marcas registradas da EJ. Agora, com a estrutura renovada, os alunos encontram um ambiente ainda mais confortável e eficiente para a realização de seus treinamentos. Treinamento com simuladores e aeronaves Na base de Americana, os alunos realizam o treinamento prático essencial, tanto em aeronaves quanto em simuladores homologados. A operação é conduzida por uma equipe qualificada e experiente, garantindo que cada etapa do processo formativo ocorra com foco na segurança, na padronização e no desenvolvimento profissional dos futuros pilotos.Alojamentos integrados para mais comodidade Sabemos que a rotina de quem sonha em voar exige dedicação e tempo. Por isso, a base também conta com alojamentos integrados, oferecendo mais comodidade para os alunos que vêm de outras cidades ou estados. Assim, o aluno pode focar totalmente em sua formação, com o suporte completo da infraestrutura EJ. Plano de expansãoA expansão da frota na base de Americana já está em planejamento e reforça o propósito da EJ de proporcionar uma formação ainda mais acessível e eficiente. Acreditamos que democratizar o acesso à formação de pilotos, sem perder a qualidade e a exigência técnica, é essencial para atender às demandas do mercado atual. A base de Americana está pronta para receber você, com o mesmo padrão EJ que já formou mais de 10 mil pilotos. Clique e venha conhecer nossa estrutura para dar o próximo passo rumo à sua carreira na aviação.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051