EJ - Escola de Aviação Civil


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A paixão de Hiago por aviões surgiu por acaso. Hoje ele é copiloto de jatos Embraer.


Hiago Araújo, um jovem de 28 anos, natural de Boa Vista, Roraima, é um exemplo de paixão pela aviação. Mesmo em um estado sem tradição aeronáutica e sem ninguém na família envolvido na aviação o incentivando, Hiago trilhou seu caminho rumo aos voos movido por um sonho que nasceu ao acaso, durante sua adolescência.

Tudo começou aos 14 anos, quando Hiago teve a oportunidade de experimentar um simulador de voo emprestado de um amigo. Enquanto o amigo não demonstrava muito entusiasmo pelo Flight Simulator, Hiago sentiu uma conexão imediata. "Simplesmente surgiu essa paixão por avião a partir desse momento", relembra.

Aos 17 anos, logo após concluir o ensino médio e muitas horas e voos virtuais, Hiago decidiu ir em busca de seu sonho e seguiu para Jundiaí, onde ingressou na EJ Escola de Aviação para realizar o curso teórico intensivo de piloto privado. Sua mãe, Suneire, uma policial civil, e seu tio, Sydney, um policial militar, o acompanharam até Jundiaí. Embora a família de Hiago estivesse ligada principalmente à área de segurança, ele sentia que seu destino estava nos céus. "Se eu não fosse para aviação, provavelmente iria para esse lado", contou.

O curso teórico na EJ Escola de Aviação foi intenso e desafiador. Hiago teve que absorver uma quantidade significativa de informações. "Era muito conteúdo em muito pouco tempo, mas sempre tive a motivação da minha família para continuar. Teve momentos ali que eu achei que não ia dar conta", relembra.

Foi em Jundiaí que Hiago teve seu primeiro contato real com a aviação, imergindo em um ambiente que o aproximou ainda mais de seu sonho de voar. Após concluir o curso teórico, ele retornou para casa com o objetivo de enfrentar os próximos desafios: as provas da ANAC e o exame médico. No entanto, essas etapas precisaram ser realizadas em Manaus, já que em Roraima não havia recursos adequados para sua conclusão. A falta de infraestrutura na aviação em sua região apenas reforçou sua determinação.

Após ser aprovado na prova da ANAC, Hiago seguiu para a Unidade EJ em Itápolis para dar início ao curso prático de piloto privado. Lá, ele guardou em sua memória o seu primeiro voo solo, uma experiência que o marcou profundamente.

"Lembro que eu estava nervoso antes do voo, mas depois que saí do solo foi uma das melhores sensações que tive", relembra Hiago.

Menos de dois anos depois, Hiago concluiu sua formação como piloto comercial e de voo por instrumentos, além de ter realizado o curso de instrutor de voo. No entanto, quando decidiu se tornar instrutor na EJ, encontrou todas as vagas preenchidas. Determinado a ganhar experiência e acumular horas de voo, ele voltou para sua cidade natal, Boa Vista, e começou a buscar oportunidades onde quer que surgissem.

Foi então que Hiago conheceu pilotos de uma empresa de táxi aéreo e começou a frequentar o hangar, voando junto com eles. Essa experiência única o levou a voar em aeronaves como Cessnas Caravan, 210 e 206, prestando serviços à FUNAI, onde ofereciam apoio às tribos indígenas, como transporte de equipes médicas. Essa foi sua primeira experiência operando fora do ambiente da EJ.

"Ao mesmo tempo que era fantástico, dava um certo medo por operar em uma região tão inóspita como a Amazônia. Geralmente era sempre voo de bate e volta, às vezes remoção de índios para tratamento de doenças na cidade", relembra Hiago. "Alguns não falavam português, só yanomami, que é a língua deles".

Em 2016, com instrutores da EJ sendo contratados por companhias aéreas, novas oportunidades surgiram para instrutores na escola. Hiago então retornou a Itápolis, onde inicialmente trabalhou em operações em solo, realizando tarefas essenciais, como abastecimento e cuidado das aeronaves.

Após alguns meses nessas operações, Hiago finalmente foi contratado como instrutor de voo. Essa experiência o fez crescer pessoalmente e profissionalmente. "Acabei crescendo muito durante esse tempo. Ser uma pessoa mais paciente, tentar ajudar o aluno atingir o objetivo dele, ser uma pessoa altruísta, que é o que a gente aprende no curso de INVA", explicou.

"Digo que o instrutor tem que ser maleável, e se adaptar com qualquer situação, pois todos são diferentes e cada um tem o seu tempo para pegar as coisas. Então o instrutor tem que ir se adaptando a cada um. Isso me ajuda até hoje quando vou voar, pois cada comandante tem um jeito", afirma.

Hiago dedicou três anos como instrutor na unidade de Itápolis, até ser promovido a instrutor e avaliador na unidade de Jundiaí da EJ Escola de Aviação Civil, onde permaneceu por mais três anos. Como avaliador, sua responsabilidade era liberar os alunos para voos e navegações solo.

Após seis anos como instrutor e acumulando mais de 2500 horas de voo, no final de 2022, Hiago foi contratado pela Azul Linhas Aéreas para ser copiloto de jatos Embraer. A conquista representa o ápice de sua carreira. "Meu sonho. Estou super realizado, com a aeronave e com a empresa".

Uma dica para quem está começando? “Persistam nos seus sonhos, tenham fé que tudo tem seu tempo. Se mantenham atualizados, estudando, com as carteiras sempre em dia, porque quando você menos espera, as coisas acontecem", conclui Hiago.

A EJ Escola de Aviação Civil se orgulha em ter tido Hiago como instrutor, testemunhando seu crescimento e sucesso ao longo dos anos. Desejamos a Hiago muito sucesso em sua jornada.

Publicado em 10/07/2023


Vídeo: tour pelo campus itápolis

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    Mural Informativo


  • Nova aeronave Colt 100 disponível na frota EJ

    O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.

  • Aluno formado pela EJ assume o comando e realiza seu primeiro voo como comandante em uma grande companhia aérea.

    Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.

  • EJ inclui terceira aeronave revitalizada em seu plano de modernização da frota

    A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051