EJ - Escola de Aviação Civil


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Seus pais eram comissários de bordo. Ela se tornou piloto.


"Quando fui crescendo, eu queria seguir os passos deles. Queria ser comissária. Conforme eu fui entrando na pré-adolescência, eu ia fazendo um monte de perguntas para eles. E muitas dessas perguntas minha mãe falava que eram respostas que só pilotos podiam dar", relembra a paulistana Sophia Giuranno, de 25 anos, ex-instrutora de voo da EJ e recém-contratada pela Azul Linhas Aéreas.

Seus pais, Sandro, de 54 anos, e Carolina, de 50 anos, foram comissários de bordo na extinta VASP até meados dos anos 90.

Carolina interrompeu sua carreira devido à gravidez de Sophia, enquanto Sandro foi demitido durante uma das crises enfrentadas pela companhia aérea, o que o levou a buscar outros empreendimentos. Ele teve desde locadoras de vídeos e lojas de rações até a criação de uma clínica bem-sucedida para crianças autistas em parceria com a família.

Embora a família de Sophia estivesse envolvida em outros setores, a aviação nunca deixou de fazer parte de suas vidas. Era comum eles, juntamente com Enzo, seu irmão dois anos mais novo, dirigirem-se ao aeroporto. "Quando eu era criança, nosso passeio favorito era ir para Guarulhos ficar vendo o movimento. Não tinha nem viagem marcada, mas ia lá tomar um sorvete, almoçar", conta Sophia. "Ficou essa paixão aí".

Já na adolescência de Sophia, durante uma viagem turística de avião em família, sua mãe sugeriu que ela poderia, se quisesse, ser piloto de aviões. Na família, a ideia ficou incubada até que, em 2017, tanto Sophia como Carolina se matricularam no curso teórico de piloto privado na EJ Jundiaí. Entretanto, por diversos motivos, Carolina não pôde continuar e apenas a filha seguiu para o curso prático.

Sophia seguiu com os voos. Após concluir o treinamento prático para piloto privado, ela fez os cursos de piloto comercial, voo por instrumentos e aeronaves multimotores, além do curso para se tornar instrutora de voo prática. No final de 2019, ela já possuía todas essas certificações. Ao mesmo tempo em que se dedicava aos cursos práticos de pilotagem, visando sua carreira na aviação, Sophia também cursou Gestão de Recursos Humanos na prestigiada Universidade Mackenzie, em São Paulo, e obteve um diploma de pós-graduação em Psicologia Aplicada em Neurociência.

"Faculdade era importante. Porque as empresas pediam como o mínimo, como um diferencial", afirmou Sophia. Além disso, ela deixou a faculdade como uma segunda possibilidade de profissão. "A gente sabe que a aviação é uma área meio instável".

Após concluir todas as certificações, inclusive a de instrutora, Sophia foi selecionada para ser instrutora na unidade de Jundiaí da escola. No entanto, logo após sua contratação, ela enfrentou uma onda de azar. Duas semanas depois, a pandemia de COVID-19 eclodiu, com seus assustadores bloqueios, impactando a aviação globalmente, além de seu objetivo pessoal de ganhar experiência e horas de voo para se candidatar a companhias áereas.

Com a gradual retomada da aviação após os períodos mais difíceis da pandemia, Sophia foi progredindo à medida que ganhava experiência. Começou ensinando no Cessna 152, passou a ministrar voos por instrumentos em simuladores e no Cessna 172 e, finalmente, passou a instruir voos em aeronaves bimotoras Seneca, reservadas para instrutores mais experientes.

Como mulher no meio da aviação, Sophia relata nunca ter enfrentado um preconceito explícito, como ter um homem se recusando a voar com ela. No entanto, ao dar aulas para alunos mais velhos, ela percebia um preconceito implícito. "Eles ouviam com certo desdém, iam crosschecar essas informações com outro instrutor homem", relata. "Para ver se o que falei era válido".

Era algo sutil. "Tinha uma resistência maior em respeitar, aceitar uma crítica, aceitar uma reprovação que às vezes acontecia".

No entanto, Sophia destaca que ser instrutora de voo foi essencial para seu crescimento como aviadora. "Realmente é desafiador, porque a gente lida com várias personalidades diferentes. Na EJ voei com vários tipos de alunos. Desde alunos que tinham a idade da minha avó, até alunos que tinham acabado de fazer 18 anos", afirma. "Fez um grande diferencial na minha carreira".

Após quase três anos atuando como instrutora e acumulando mais de 1300 horas de voo, Sophia foi contratada pela Azul Linhas Aéreas para pilotar aeronaves da linha Embraer 195. Ela iniciou seu treinamento em janeiro e já está atuando como copiloto.

"Outra coisa que eu já fiquei muito feliz, que eu já tenho oportunidade de ver, é ex-aluno meu já entrando na linha aérea. Eu tenho um ex-aluno numa turma seguinte da minha", afirmou.

As visitas da família a Guarulhos não apenas despertaram o fascínio de Sophia pelo mundo da aviação, mas também influenciaram seu irmão, Enzo, que recentemente terminou seus cursos práticos de pilotagem na própria EJ. Ele deseja seguir os passos da irmã como piloto profissional.

A EJ deseja sucesso para Sophia na Azul.

Publicado em 21/06/2023


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DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051