EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Itápolis Airshow 2022 foi o maior encontro de esquadrilhas civis da história nacional. Veja vídeos.


A edição 2022 do Itápolis Airshow, evento aeronáutico organizado pelo Aeroclube de Itápolis e pela EJ Escola de Aeronáutica Civil, ocorrido agora, 1º de outubro, foi um sucesso de aviação e de público. Estiveram presentes os melhores pilotos de acrobacia aérea do Brasil.

O evento, considerado já tradicional na agenda aeronáutica nacional, teve o maior encontro de esquadrilhas civis na história do Show Aéreo brasileiro. Cinco estiveram presentes e fizeram suas apresentações. O dia começou com a esquadrilha da casa, a Esquadrilha Canarinho, utilizando três aeronaves Paulistinha de uso no dia-a-dia nos voos de instrução do Aeroclube de Itápolis. "Apesar de não ser uma esquadrilha acrobática, porque os Paulistinhas não são para este fim, é uma esquadrilha muito charmosa e chama muito atenção dos apaixonados pela aviação. Bom para iniciar o dia no clima", afirmou Josué Andrade, um dos pilotos da Canarinho.

As outras esquadrilhas que se apresentaram foram a FOX, formada por três aeronaves RV pilotadas por ex-militares da Força Aérea Brasileira, a Esquadrilha "Turma da Mônica", liderada pela Mônica Edo, voando T-6, incluindo aeronaves Extra-300 e RV, a Esquadrilha EJ, com dois Cessnas 152 e um Beagle, todos pertencentes à escola EJ, que além dos voos em formação, fazem acrobacias isoladas, além da estreante: a Esquadrilha Pitts, formada por três clássicos aviões biplanos acrobáticos. "A gente tinha pouco treino, então o objetivo era fazer um show que remetesse aos show de Pitts da década de 70, que ficasse bacana. Acho que conseguimos", afirmou Balila Anunciação, líder dos biplanos.

"O público gostou, os amigos gostaram. Lá de dentro estava muito divertido. Ou seja, a gente curtiu e foi dentro do esperado. A ideia agora é continuar", complementou.

Entre as acrobacias solo, o evento contou com características acrobáticas para todos os gostos, desde as acrobacias clássicas com os lendários T-6, aeronaves da Segunda Guerra Mundial, com duas apresentações isoladas, de Hernani Dippolito e Beto Bazaia, até aeronaves de alta performance de acrobacias avançadas, como o modelo One Design, pilotado por Gunar Armin, e modelos Extra-300, como os pilotados por Denis Schwarzenbeck e Lucas Yancovitz. Lucas é outra novidade na agenda acrobática nacional. Com apenas 19 anos, formado recentemente piloto na própria EJ, é proveniente de uma família de aviadores entusiastas pelas acrobacias e fez sua segunda apresentação de show aéreo.


Pilotos presentes:
Esquadrilha Canarinho - P56C
Filipe Rafaeli - Decatlhon
Denis - Extra 300
Mônica Edo - NA-T6
Bola Fly - Planador Grob
Beto Bazaia – T-6
Lucas Yancovitz - Extra 300
Gardenal – RV7
Christiano Oliveira – Pitts S-2B
Douglas Lourenço – RV7
Gunar Armin – DR-107
Otávio Kovács – K51
Balila Anunciação – Pitts S2A
Pedro Anunciação – Pitts S1C
Hernani Dippolito – NA-T6
Felipe Mencacci – Pitts S1S
Lídio Bertolini – DR 109
Esquadrilha EJ
Esquadrilha FOX – RVs

Links para mídias:
227 fotos no site do Aeroclube de Itápolis
Live completa no Canal Golf Oscar Romeu (9 horas)

Vídeos curtos já editados:
Clipe da festa (Instagram Bolafly)
Esquadrilha Turma da Mônica (Canal EJ)
Esquadrilha Fox (Canal EJ)
Esquadrilha Fox clipe (Instagram Fox)
Demonstração de combate a Incêndio (Instagram EJ)
T-6 Hangar 33 (Instagram EJ)
T-6 Hangar 33 e Turma da Mônica (Instagram Hangar 33)
Planador ACI/EJ - Bolafly (Canal Golf Oscar Romeu)
Esquadrilha EJ (Canal Golf Oscar Romeu)
Super Decathlon (Canal Filipe Rafaeli)
Looping do Planador (Instagram Aeroclube de Itápolis)

Sigam essas redes para acompanhar mais vídeos editados que devem ser publicados em breve.



Publicado em 09/10/2022


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Aluno formado pela EJ assume o comando e realiza seu primeiro voo como comandante em uma grande companhia aérea.

    Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.

  • EJ inclui terceira aeronave revitalizada em seu plano de modernização da frota

    A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.

  • Cronograma EJ Faculdade 2026: formação profissional de pilotos em 2 anos

    A EJ Faculdade, referência nacional na formação de pilotos, acaba de divulgar o cronograma oficial do vestibular 2026 para o curso superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves. Reconhecida por oferecer uma formação completa e alinhada às exigências do mercado, a instituição possibilita que seus alunos alcancem, em apenas dois anos, todas as licenças e habilitações necessárias — desde o Piloto Privado (PP) até o Piloto Comercial (PC), com IFR e Multimotor — além do diploma de nível superior. O curso é voltado para quem deseja construir uma carreira sólida como piloto profissional e reúne teoria e prática em um ambiente totalmente imerso na aviação. A grade inclui, além das disciplinas acadêmicas, treinamento prático nas aeronaves da maior escola de aviação da América Latina e contato constante com profissionais experientes do setor, criando oportunidades reais de networking e inserção no mercado. O Campus EJ, localizado em Itápolis (SP), oferece uma estrutura completa para a formação teórica e prática. São salas de aula equipadas, simuladores de voo, uma ampla frota de aeronaves modernas, além de infraestrutura de apoio com alojamentos, restaurante, cafeteria, área de lazer, quadras esportivas, piscina e lavanderia, garantindo conforto e comodidade para que o aluno possa se dedicar integralmente à sua formação. A EJ Faculdade já foi responsável pelo ingresso de diversos pilotos no mercado de trabalho, muitos deles partindo para companhias aéreas e aviação executiva. Um dos grandes diferenciais está nas oportunidades internas: a escola seleciona os alunos com melhor desempenho para participar de programas de estágio e, em muitos casos, para integrar o quadro de instrutores de voo. Essa é uma porta de entrada valiosa para o primeiro emprego, permitindo ao recém-formado acumular experiência prática e horas de voo que aceleram o ingresso em companhias e operações de maior porte. Cronograma Vestibular EJ 2026 Inscrições: 01/09/2025 a 28/11/2025 (Taxa de inscrição: R$ 50,00)Data do vestibular: 07/12/2025Divulgação do resultado: 09/12/2025Matrículas: 05/01/2026 a 23/01/2026Início do curso: 26/01/2026 Ao longo de sua trajetória, a EJ já formou mais de 10 mil pilotos para dentro e fora do país e mantém o compromisso de oferecer uma formação de alto nível, preparando profissionais prontos para voar mais alto e conquistar espaço no mercado global da aviação. Acesse o site oficial da EJ Faculdade clicando aqui.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051