EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

O que fizemos em 2020 e o que esperar de 2021


Em 2020 houve uma queda na procura por voos em todo o mundo. A pandemia de COVID-19 foi a causa. Já no fim do ano, com uso de máscaras e outras precauções, parte dos voos começavam a retomar. Agora, com o processo de vacinação se iniciando no mundo todo, a tendência é esse processo se acelerar.

Na EJ, mesmo não sendo uma empresa de transporte aéreo, onde o risco é menor devido aos aviões serem apenas para instrução, também houve uma queda: voou apenas 20 horas mil em 2020. “Seguindo as recomendações sanitárias, paramos quase todos os voos por alguns momentos, mas alguns não pararam em momento nenhum, como os recheques de pilotos agrícolas”, diz Josué Andrade, diretor da EJ.

Oportunidade de repensar manuais e processos
Muitos ex-intrutores da EJ já seguiam suas carreiras como aviadores em grandes empresas aéreas. Com a redução dos voos na aviação regular, boa parte deles ficou de licença ou com grandes folgas. Neste momento a EJ aproveitou essa mão de obra especializada para evoluir nos procedimentos internos. “Eles estavam nas companhias aéreas e puderam trazer suas experiências e últimas percepções do mercado para os procedimentos internos”, afirma Edmir Gonçalves, diretor da EJ.

“Uma revisão geral em todos os nossos manuais, tanto na questão de qualidade de ensino, como na evolução do que é sempre a preocupação principal da aviação, a segurança, foi importante”, complementou.

Novas aulas EAD
A EJ montou um estúdio de gravação em sua base Itápolis e repensou toda a qualidade das aulas em vídeo. Ex-instrutores que voavam em linhas aéreas, em conjunto com os instrutores atuais, já gravaram mais de 300 horas de aulas, boa parte delas já editadas e na plataforma EAD da escola.

“A gente fez uma linha de produção. Conseguimos colocar o foco em regravar tudo com as melhores tecnologias atuais, tanto de imagem, quanto de som. Além disso, os conteúdos foram melhorados. Acredito que a evolução do EAD devido a pandemia vai ficar para sempre.”, afirma Josué Andrade.

“Nesse momento que parou tudo, nós buscamos esses profissionais e trouxemos para dentro do estúdio.
Inglês, ground school. CRM, RVSM, PBN, curso de comissário… Fizemos tudo que podia somar”, complementou.

Nova Unidade Americana-SP
A unidade Americana, cidade próxima a Campinas, já está em pleno funcionamento, mas devido aos voos de formação não terem retomado ainda em sua capacidade total, sua operação ainda não atingiu a capacidade máxima. “A ideia é ser mais uma opção para os aviadores. É é uma área de voo menos burocrática e os alunos podem aproveitar mais suas horas de voo”, afirma Gonçalves.

“Vamos ver como ficam as recomendações sanitárias, mas a ideia é fazer uma pequena inauguração formal, respeitando distanciamento social, no fim de janeiro”, diz Josué Andrade.

Melhorias na frota
Com a demanda de voos retraída, alguns aviões puderam ser retirados da frota de voos do dia a dia. “Os aviões sempre estiveram em estado de excelência na manutenção, mas com menos voos, os próprios mecânicos sugeriram trabalhar em outros pontos, como melhorias em estofamento, acabamento interno e novas ideias de pinturas”, afirma Josué Andrade.

EJ Taxi Aéreo
Uma empresa do grupo que fortaleceu em 2020 foi a EJ Taxi Aéreo. “Melhorou em todos os seus aspectos. Muitos voos foram necessários até para que poucas pessoas viajassem por vez, seguindo as recomendações gerais”, afirma Josué.

Além disso, houve nova formação de pilotos para o Taxi e sistematização mais consistente, maximizando o uso das aeronaves. “Com tudo informatizado, os procedimentos melhoraram, minimizando possíveis atrasos nas operações e reduzindo os preços”, complementou.

Simulador A320 na EJ-ESAC - Escola Superior de Aviação Civil
O simulador de Airbus A-320 foi modernizado e transferido para a Faculdade EJ, assim integrando no curso as noções de gerenciamento de cabine, entre outras necessidades do mercado. “Nossa proposta, desde o início, foi fazer mais do que o exigido pelo MEC (Ministério da Educação), e agora melhoramos mais o curso, colocando partes integrantes da formação de um piloto de linha aérea direto na faculdade. Gerenciamento de cabine, juntamente com um inglês reforçado, é essencial para a formação de um bom aviador”, diz Josué.

O que esperar de 2021?
Com os avanços na vacinação e tratamentos em estudo, é muito provável que os voos voltem a algo próximo ao normal já no segundo semestre. “As aulas em EAD, gravadas ou ao vivo, se tornarão parte integrante do ensino, como apoio, mas quando falamos em aviação, nada supera as aulas com os alunos sentindo o cheiro de gasolina e querosene”, afirma Andrade.

Publicado em 07/01/2021


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Plano de modernização: EJ incluirá painel Garmin G3X em 20 aeronaves da frota

    A EJ acaba de dar mais um grande passo visando a formação de alto nível, a revitalização da frota de aeronaves Cessna 152, modelo consagrado e amplamente utilizado na formação de pilotos em todo o mundo. O marco inaugural desse plano foi a entrega do PR-EJD, a primeira aeronave remotorizada e modernizada pela escola, incluindo o Garmin G3X. O projeto, que será executado ao longo de dois anos, prevê a revitalização de 20 aeronaves no total — 10 delas em 2025 e outras 10 em 2026. Cada aeronave passará por um processo completo de atualização, incluindo: -Remotorização, garantindo mais eficiência e confiabilidade operacional;-Atualização de painel, com a incorporação do moderno Garmin G3X, um dos sistemas mais avançados em aviônicos para aviação geral, oferecendo mais precisão, segurança e familiaridade com tecnologias atuais do mercado. -Reforma completa, com renovação do interior das aeronaves para maior conforto. A escolha pelo Cessna 152 como foco do projeto não é por acaso. Trata-se da aeronave de instrução mais aceita no mundo, reconhecida por sua estabilidade, robustez e excelente relação custo-benefício. Na EJ, ela desempenha um papel essencial na formação inicial de pilotos, e agora passa a oferecer ainda mais tecnologia e qualidade. Os alunos já poderão iniciar seus voos com as primeiras aeronaves revitalizadas antes da metade do ano de 2025. Além da grande aceitação da aeronave, a modernização dos Cessna 152 também tem como objetivo alinhar tecnologicamente esse modelo ao restante da frota da EJ, promovendo uma padronização dos recursos disponíveis aos alunos durante sua formação. A escola já conta com Cessna 172 equipados com o painel Garmin G1000 — referência em aviônicos na aviação geral — e com duas aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, recentemente adquiridas, que também trazem recursos modernos e painéis digitais. Com isso, o aluno vivencia uma transição mais fluida entre as diferentes etapas do curso, desenvolvendo desde cedo familiaridade com sistemas embarcados atuais e tecnologias que encontrarão nas aeronaves profissionais ao longo da carreira. Um diferencial fundamental desta iniciativa é que toda a revitalização está sendo realizada pela equipe da EJ Manutenção de Aeronaves, dentro das instalações da própria escola. Isso permite controle total de qualidade e agilidade na entrega, graças à implantação de uma linha de produção própria dedicada ao projeto.Com essa modernização, a EJ reforça seu compromisso com o ensino de alto nível, alinhando seus cursos de piloto às exigências da aviação atual. O objetivo é garantir que os alunos tenham acesso a aeronaves cada vez mais modernas, seguras e tecnicamente atualizadas, refletindo o que encontrarão ao longo de suas carreiras.Mais do que uma atualização técnica, essa ação representa o investimento contínuo da maior escola de aviação da América Latina na excelência operacional e educacional.

  • EJ promove maior festival Aero musical do país e proporciona uma experiência única aos alunos

    No dia 26 de abril de 2025, o céu e a música se uniram em um espetáculo único: o Aero Music Festival, evento promovido pela EJ – Escola de Aviação, que reuniu grandes nomes da aviação brasileira para um dia inteiro de shows aéreos e musicais, sendo palco de um dos maiores show aéreos do Brasil. Durante todo o dia, o evento trouxe ao céu de Itápolis demonstrações técnicas de alto nível, com manobras executadas por grandes pilotos reconhecidos no cenário da aviação acrobática brasileira.Além disso, o festival também contou com a apresentação da Esquadrilha EJ, formada por pilotos da própria escola, que demonstraram entrosamento, disciplina e técnica em formação. A esquadrilha reforça a excelência operacional dos profissionais formados e atuantes na EJ, além de ser um exemplo claro da qualidade dos cursos de piloto oferecidos pela instituição. Os alunos da EJ também estiveram diretamente envolvidos no evento. Para quem está em processo de formação como piloto, essa vivência amplia a compreensão da rotina e das exigências do ambiente aeronáutico, conectando teoria e prática de forma autêntica. A EJ, reconhecida como a maior escola de aviação da América Latina, segue promovendo iniciativas que vão além da sala de aula. O AeroMusic reforça o nosso compromisso com a formação de pilotos, a valorização da aviação no Brasil e a criação de experiências significativas para nossos alunos e para a comunidade. Estamos ansiosos para promover o próximo evento em prol da aviação, até lá, seguimos com o nosso compromisso na formação de pilotos de alto nível.

  • Base de Americana passa por reforma para atender mais alunos com padrão de excelência

    A EJ acaba de concluir a reforma na estrutura da base em Americana-SP, reforçando seu compromisso com a excelência no ensino e com a expansão do acesso à formação de pilotos. A reforma da infraestrutura vem acompanhada de um plano de crescimento da frota local, com o objetivo de atender a uma demanda cada vez maior por treinamento prático de qualidade na região. Localizada estrategicamente próxima à capital paulista, a base de Americana é uma excelente opção para quem busca facilidade de acesso, sem abrir mão da tradição e do alto padrão de ensino que são marcas registradas da EJ. Agora, com a estrutura renovada, os alunos encontram um ambiente ainda mais confortável e eficiente para a realização de seus treinamentos. Treinamento com simuladores e aeronaves Na base de Americana, os alunos realizam o treinamento prático essencial, tanto em aeronaves quanto em simuladores homologados. A operação é conduzida por uma equipe qualificada e experiente, garantindo que cada etapa do processo formativo ocorra com foco na segurança, na padronização e no desenvolvimento profissional dos futuros pilotos.Alojamentos integrados para mais comodidade Sabemos que a rotina de quem sonha em voar exige dedicação e tempo. Por isso, a base também conta com alojamentos integrados, oferecendo mais comodidade para os alunos que vêm de outras cidades ou estados. Assim, o aluno pode focar totalmente em sua formação, com o suporte completo da infraestrutura EJ. Plano de expansãoA expansão da frota na base de Americana já está em planejamento e reforça o propósito da EJ de proporcionar uma formação ainda mais acessível e eficiente. Acreditamos que democratizar o acesso à formação de pilotos, sem perder a qualidade e a exigência técnica, é essencial para atender às demandas do mercado atual. A base de Americana está pronta para receber você, com o mesmo padrão EJ que já formou mais de 10 mil pilotos. Clique e venha conhecer nossa estrutura para dar o próximo passo rumo à sua carreira na aviação.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051