Notícias
Aeronave Pawnee utilizada na fase avançada do curso.
Com diversas opções existentes no mercado de trabalho da aviação, uma das áreas que muitos pilotos optam em seguir é da aviação agrícola. Para realização do curso o candidato deve ser titular de uma licença de piloto da categoria de aeronave para a qual a habilitação de piloto agrícola é requerida, com a habilitação correspondente à aeronave utilizada para a operação agrícola válida, no caso a habilitação de Monomotor.
Além disso o candidato deve ter completado, com aproveitamento, um curso teórico aprovado pela ANAC, na categoria apropriada, segundo requisitos estabelecidos pelo RBHA 141 ou RBAC que venha a substituí-lo. O curso teórico é oferecido na EJ Escola de Aeronáutica com as matérias de Aspectos Históricos, Aspectos Econômicos, Segurança de Voo, Prevenção de Acidentes, Legislação Aeronáutica, Legislação do ministério da agricultura e do abastecimento, regulamentos de tráfego aéreo, produção agropecuária e Aeronaves.
Outra exigência para os candidatos é de ter sido aprovado, nos últimos 12 (doze) meses, em exame teórico da ANAC referente à habilitação de piloto agrícola referente à categoria de aeronave requerida, ter concluído, com aproveitamento, um curso prático de piloto agrícola, aprovado pela ANAC, para a categoria de aeronave correspondente à licença na qual será averbada a habilitação.
Segundo o Instrutor Marcelo Valério “ as manobras práticas do curso envolvem aproximações da área de operação, acelerações e desacelerações, deslocamentos com aeronave carregada, passagens de aplicação no eixo e altura estabelecidos, curvas de reversão em aplicação, execução de arremates de aplicação e procedimentos operacionais.
Marcelo ainda informa: “O candidato deve possuir 400 (quatrocentas) horas de voo totais, das quais, no mínimo, 200 (duzentas) horas de voo devem ter sido realizadas na categoria de aeronave para a qual é solicitada a habilitação, sendo, pelo menos, 100 (cem) dessas horas de voo como piloto em comando. Na fase inicial do treinamento o aluno inicia os voo na aeronave Citabria, uma aeronave convencional e biplace. Nessa fase os alunos irão realizar o treinamento de estol avançado e recuperação de parafusos. Após realizar os voos de adaptação de Citabria o aluno realiza voos solo nas aeronaves Pawnne e finaliza o treinamento na aeronave Ipanema, a aeronave mais utilizada atualmente nas empresas de aviação agrícola. No total o aluno realizará 31 horas de voo durante a sua formação.”
Nélio Pessanha , instrutor do curso de Piloto Agrícola afirma que “O treinamento de estol avançado e parafuso adotado pela EJ é muito importante para que o aluno identifique durante um procedimento de balão agrícola ou até mesmo durante o afastamento na aproximação e interceptações com o DGPS um possível estol a baixa altura , o que é muito perigoso. Realizamos esse treinamento em voo alto para que facilite a identificação da ocorrência e assim evitamos esse tipo de acontecimento.
O instrutora Beatriz Sacilotto explica que “durante o curso o sistema de DGPS é ensinado aos alunos e também usado sob uma programação para que o piloto passa monitorar toda a área de aplicação, no curso os alunos aprendem formatos de aplicação como back to back e carrossel, procedimentos muito utilizados atualmente. Os alunos são sempre treinados a operar o avião, mas também em garantir a qualidade da aplicação, por isso todo o nosso treinamento é realizado em uma Áreas com obstáculos para que o aluno possa aprender a lidar com esse tipo de cenário.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
A EJ acaba de dar mais um grande passo visando a formação de alto nível, a revitalização da frota de aeronaves Cessna 152, modelo consagrado e amplamente utilizado na formação de pilotos em todo o mundo. O marco inaugural desse plano foi a entrega do PR-EJD, a primeira aeronave remotorizada e modernizada pela escola, incluindo o Garmin G3X. O projeto, que será executado ao longo de dois anos, prevê a revitalização de 20 aeronaves no total — 10 delas em 2025 e outras 10 em 2026. Cada aeronave passará por um processo completo de atualização, incluindo: -Remotorização, garantindo mais eficiência e confiabilidade operacional;-Atualização de painel, com a incorporação do moderno Garmin G3X, um dos sistemas mais avançados em aviônicos para aviação geral, oferecendo mais precisão, segurança e familiaridade com tecnologias atuais do mercado. -Reforma completa, com renovação do interior das aeronaves para maior conforto. A escolha pelo Cessna 152 como foco do projeto não é por acaso. Trata-se da aeronave de instrução mais aceita no mundo, reconhecida por sua estabilidade, robustez e excelente relação custo-benefício. Na EJ, ela desempenha um papel essencial na formação inicial de pilotos, e agora passa a oferecer ainda mais tecnologia e qualidade. Os alunos já poderão iniciar seus voos com as primeiras aeronaves revitalizadas antes da metade do ano de 2025. Além da grande aceitação da aeronave, a modernização dos Cessna 152 também tem como objetivo alinhar tecnologicamente esse modelo ao restante da frota da EJ, promovendo uma padronização dos recursos disponíveis aos alunos durante sua formação. A escola já conta com Cessna 172 equipados com o painel Garmin G1000 — referência em aviônicos na aviação geral — e com duas aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, recentemente adquiridas, que também trazem recursos modernos e painéis digitais. Com isso, o aluno vivencia uma transição mais fluida entre as diferentes etapas do curso, desenvolvendo desde cedo familiaridade com sistemas embarcados atuais e tecnologias que encontrarão nas aeronaves profissionais ao longo da carreira. Um diferencial fundamental desta iniciativa é que toda a revitalização está sendo realizada pela equipe da EJ Manutenção de Aeronaves, dentro das instalações da própria escola. Isso permite controle total de qualidade e agilidade na entrega, graças à implantação de uma linha de produção própria dedicada ao projeto.Com essa modernização, a EJ reforça seu compromisso com o ensino de alto nível, alinhando seus cursos de piloto às exigências da aviação atual. O objetivo é garantir que os alunos tenham acesso a aeronaves cada vez mais modernas, seguras e tecnicamente atualizadas, refletindo o que encontrarão ao longo de suas carreiras.Mais do que uma atualização técnica, essa ação representa o investimento contínuo da maior escola de aviação da América Latina na excelência operacional e educacional.
No dia 26 de abril de 2025, o céu e a música se uniram em um espetáculo único: o Aero Music Festival, evento promovido pela EJ – Escola de Aviação, que reuniu grandes nomes da aviação brasileira para um dia inteiro de shows aéreos e musicais, sendo palco de um dos maiores show aéreos do Brasil. Durante todo o dia, o evento trouxe ao céu de Itápolis demonstrações técnicas de alto nível, com manobras executadas por grandes pilotos reconhecidos no cenário da aviação acrobática brasileira.Além disso, o festival também contou com a apresentação da Esquadrilha EJ, formada por pilotos da própria escola, que demonstraram entrosamento, disciplina e técnica em formação. A esquadrilha reforça a excelência operacional dos profissionais formados e atuantes na EJ, além de ser um exemplo claro da qualidade dos cursos de piloto oferecidos pela instituição. Os alunos da EJ também estiveram diretamente envolvidos no evento. Para quem está em processo de formação como piloto, essa vivência amplia a compreensão da rotina e das exigências do ambiente aeronáutico, conectando teoria e prática de forma autêntica. A EJ, reconhecida como a maior escola de aviação da América Latina, segue promovendo iniciativas que vão além da sala de aula. O AeroMusic reforça o nosso compromisso com a formação de pilotos, a valorização da aviação no Brasil e a criação de experiências significativas para nossos alunos e para a comunidade. Estamos ansiosos para promover o próximo evento em prol da aviação, até lá, seguimos com o nosso compromisso na formação de pilotos de alto nível.
A piloto acrobática Juliana Fraschetti, ex-instrutora da EJ e atualmente na Flight Safety — o maior centro de treinamento de pilotos do mundo — conquistou mais um título internacional representando a EJ. Ela foi a campeã do Sebring Aerobatic Championship, realizado nos dias 25 e 26 de abril, na Flórida (EUA). Durante o campeonato, Juliana alcançou o primeiro lugar nos três voos competitivos, garantindo o título geral e mantendo sua invencibilidade em 2025. Este é seu segundo troféu no ano, e ela já está focada na preparação para os próximos desafios. Suas conquistas são motivo de orgulho não só para a EJ, mas também para toda a aviação brasileira, especialmente na acrobacia aérea, um segmento exigente que envolve técnica apurada, precisão e sangue frio. A presença e o desempenho de Juliana também reforçam a importância da representatividade feminina na aviação, mostrando que há espaço — e destaque — para mulheres em todas as áreas do setor. A EJ tem orgulho de apoiar essa jornada. Juliana começou sua trajetória como aluna e instrutora da escola, e sua formação reflete o compromisso da EJ com a excelência e o preparo profissional. Mesmo atuando hoje na Flight Safety, nos Estados Unidos, sua história continua conectada à EJ e inspira muitos jovens pilotos. Acompanhe a EJ no Instagram para ficar por dentro da rotina de treinos de Juliana!
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
Copyright 2015 - EJ Escola de Aeronáutica Civil
Todos Direitos reservados
Website desenvolvido por Tmax
Telefone : +55 (16) 3600-7310