Notícias
Se você é aluno de piloto privado, comercial, instrutores de voo, ou qualquer outro curso, certamente você já ouviu seu instrutor lhe sugerindo o voo mental. No entanto, qual é o real valor desta ferramenta? A EJ Escola de Aviação, através do Núcleo de Estudo de Segurança de Voo da EJ (NESV-EJ) busca sempre treinar seus instrutores e alunos para as bases de um voo seguro. Neste artigo, comentaremos sobre a importância da consciência situacional e do voo mental, como parte integrante e elementar do treinamento de pilotos.
O voo mental é a prática de imaginar que estamos fazendo exatamente o que devemos fazer, com excelência, e maestria. Nesse processo imaginário, criamos um modelo mental de tudo o que devemos executar. O voo mental incrementa ainda mais a disciplina de utilização do checklist é fundamental para que reduza o tempo da tomada de decisão.
A prática da projeção não é exclusiva da aviação. Na realidade, o jornalista Charles Duhigg no livro “O poder do hábito” cita como o atleta Michael Phelps, o grande campeão olímpico de natação, preparava-se para lidar com situações inesperadas durante as provas, e como suas vitórias iniciavam antes de cada competição.
Em uma determinada prova o atleta estava prestes a subir no bloco, quando o locutor chamou seu nome. Ele balançou os braços como fazia todas as vezes antes de cada prova desde que tinha 12 anos, e assumiu a postura até ouvir o disparo da pistola. Quando pulou, percebeu que havia algo de errado com seus óculos. A infiltração causou uma completa restrição de visibilidade, e sem enxergar ele não poderia determinar sua distância até a parede.
Para grande maioria dos nadadores, perder a visão no meio de um final de Olimpíadas seria motivo de pânico, porém Phelps estava calmo. A infiltração nos óculos era um pequeno desvio para qual ele estava preparado. Seu técnico já o havia preparado para qualquer surpresa, quando uma vez o fez nadar em uma piscina no escuro.
Nesta prova em específico, mesmo sem enxergar, Phelps daria a última braçada, encostaria na parede, e ao terminar a prova, ovacionado pela multidão vê escrito ao lado de seu nome ‘recorde mundial’. O timing havia sido perfeito. Depois da prova, um repórter perguntou qual fora a sensação de nadar cego. “Foi como eu imaginei que fosse”, disse Phelps.
Na aviação, o voo mental tem a mesma função. Preparar o piloto para qualquer anormalidade, ou mesmo para um voo rotineiro com maestria e segurança. Na EJ Escola de Aviação, o aluno tem contato com duas ferramentas essenciais para contribuir para um voo mais seguro: o uso do checklist do-confirm, que exige que o aluno saiba mentalmente todo o checklist do avião que voa, execute as ações e depois recheque em mãos do checklist impresso, e o princípios do CRM, desde os primeiros voos.
Antes de um voo, um aluno deve sempre se preparar mentalmente para executa-lo com excelência. Por isso, o voo mental é uma ferramenta essencial para o treinamento. Ele constrói um modelo mental, e por vezes uma memória muscular que torna as ações mais rápidas, prevenindo situações anormais, ou até reagindo a elas com velocidade.
Além disso, essa ferramenta não é restrita ao início do treinamento. Um piloto, comissário e até mesmo mecânicos pode usar deste recurso para se aprimorar. Até mesmo na Esquadrilha EJ, os pilotos o usam para mentalizar as manobras antes de fazê-las.
E você? Como o voo mental lhe auxilia a melhorar seus voos?
Voe mais alto.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.
Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.
A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
Copyright 2015 - EJ Escola de Aeronáutica Civil
Todos Direitos reservados
Website desenvolvido por Tmax
Telefone : +55 (16) 3600-7310