EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

A importância da comunicação em uma cabine de instrução


Um dos aspectos mais importantes do treinamento de Piloto Privado e Piloto Comercial é a comunicação. É através desta que o gerenciamento de cabine se torna mais eficaz. Uma boa comunicação visa diminuir ou eliminar possíveis conflitos e desastres entre os tripulantes, ou mesmo sanar dúvidas que pairam na cabine e que interferem diretamente na segurança de voo. Por conta disso, a EJ Escola de Aviação, através do Núcleo de Estudo de Segurança de Voo da EJ (NESV-EJ) busca sempre treinar seus instrutores e alunos para as bases de um voo seguro.

A comunicação é uma responsabilidade pessoal. Um dos fatores que contribuem para o controle do erro é a comunicação eficaz. Os efeitos da escassez de habilidades de comunicação refletem-se na qualidade da instrução recebida na medida em que contribuem para a degradação do desempenho da capacidade técnica, por meio de uma série de comunicações falhas e ações inadequadas por parte dos envolvidos na operação aérea.


Durante a comunicação na cabine, existem uma série de barreiras e filtros que devem ser superados para assegurar o bom fluxo de informações. Então, vejamos alguns tópicos que influenciam diretamente na comunicação entre instrutor e aluno:

Os filtros modificam a forma como recebemos uma informação. Já as barreiras impedem uma boa comunicação.


Você sabe quais são possíveis barreiras?


Desnível de autoridade: Em instrução estamos sujeitos a uma configuração de instrutor e aluno. Por vezes, isto pode impedir uma comunicação eficaz por vergonha ou medo;
Achamos que não há necessidade de falar: Ainda anexo ao item acima, achamos por vezes que por ter maior experiência, algumas coisas não devem ser reportadas aos nossos instrutores. Uma informação guardada pode ser essencial para mudar todo o curso de um possível acidente;
Comunicamos apenas em uma direção: O maior problema da comunicação é quando ela não é recíproca. Quando não há reciprocidade entre interlocutor e receptor, não há comunicação;
Enviamos mensagens confusas: por vezes podemos não sermos claros no que queremos dizer;
• Não fazemos perguntas: o momento ideal para se questionar e melhorar suas características como piloto é justamente na instrução inicial, e intermediária. Lá podemos sanar dúvidas elementares, ou mesmo mais complexas. Aproveite seu instrutor;
• Não ouvimos: por vezes podemos não dar a liberdade para receber uma informação, seja pelo nervosismo, ou mesmo por diferenças interpessoais;


Filtros


Os filtros devem ser pessoais ou situacionais. Os filtros pessoais são:


• Ideia formada: pode acontecer que as vezes não temos uma ideia completamente formada para iniciar o diálogo;
Reação Treinada: a realização de checklists ou briefing não deve eximir a comunicação de itens não discutidos;
• Evitar competição: ficar demasiado preocupado em falar sem ter clareza dos fatos ou a ideia formada;
• Clarificar o Pensamento: iniciar a comunicação quando está executando outra ação gera o risco de um comunicar alguma informação errada ou incompleta;
• Ouvir: pode ocorrer de não ouvirmos a informação com clareza por querermos nos comunicar, ou ainda ouvir algo em adição ao que foi falado;
Fala: quando estamos nos comunicando não estamos prestando atenção ao que é falado;


Os filtros situacionais não são controláveis, mas precisam ser superados. Eles incluem: ruído, distração, gírias, conflitos emocionais, estresse, fadiga, outros falando ao mesmo tempo e diferenças de linguagem. Por conta disso, devemos sempre ser mais efetivos e proficientes em indagar, defender uma posição (assertividade), em escutar, resolver conflitos e em criticar.


Na EJ Escola de Aviação, os alunos têm contato com os princípios do CRM desde os primeiros voos de instrução. Logo no Piloto Privado, o aluno é encorajado a manter o padrão EJ, a fim de sempre presar pela segurança. Se interessou? Quer saber mais? Contate nossa tripulação de atendimento através do WhatsApp (16) 3263-9160 ou clique aqui.


Voe mais alto.



Publicado em 03/06/2019


Vídeo: conheça nossos aviões,
simuladores, infraestrutura e saiba
mais sobre a nossa escola

Confira o vídeo


    Mural Informativo


  • EJ comemorou 25 anos com grande festa em Jundiaí

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil celebrou seus 25 anos com uma grande festa no aeroporto de Jundiaí, na unidade da escola na cidade, no sábado, 27 de abril de 2024. O evento foi repleto de emoção e momentos memoráveis, destacando o marco significativo da empresa no setor de aviação civil na América Latina.Um dos pontos altos da festa foi a incorporação oficial do Tecnam P92 Echo MkII à frota da escola. A EJ já possui uma unidade da aeronave em operação, com a segunda chegando diretamente da fábrica no próximo mês. O Tecnam P92 Echo MkII é uma aeronave reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, ela oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-se uma excelente escolha para treinamento de pilotos. A escola recentemente assinou uma intenção de compra para 30 aeronaves deste modelo, reforçando seu compromisso com a modernização da frota e a excelência na formação de pilotos.Josué Andrade, diretor da EJ, comentou sobre a incorporação do novo avião: "Estamos muitos satisfeitos com este novo modelo de avião. Os alunos desde o início terão voos com paineis glass cockpit". Com esta aquisição, a EJ busca proporcionar uma experiência de treinamento mais moderna e alinhada com as tendências da indústria aeronáutica.Além das novidades na frota, a festa contou com apresentações acrobáticas emocionantes, que animaram os mais de 1000 convidados presentes. As acrobacias foram realizadas com duas aeronaves North American T-6, da Segunda Guerra Mundial, pilotadas por Monica Edo e Beto Bazaia. O evento também teve apresentações com a aeronave Extra 300, pilotada por Denis Schwarzenbeck, Cessna Aerobat, pilotado por Filipe Rafaeli, Decathlon, pilotado por Beto Bazaia, Super Decathlon, pilotado por Filipe Rafaeli, One Design e o planador Jantar, pilotado por Gunar Armin. (confira os vídeos no instagram da EJ)O clima foi de celebração e entusiasmo, com a comunidade da aviação reunida para celebrar um quarto de século de excelência da EJ. A combinação de tecnologia avançada, expertise na formação de pilotos e apresentações emocionantes marcou um dia inesquecível para todos os presentes. A EJ continua sua jornada como a maior escola de aviação civil da América Latina, preparando seus alunos para um futuro promissor na aviação.Veja galeria de fotos aqui.

  • EJ firma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII durante a Sun 'n Fun

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil deu um passo significativo em direção ao futuro da formação de pilotos ao assinar uma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, de fabricação italiana. O acordo foi celebrado nesta quarta-feira, dia 10 de Abril, durante a Sun 'n Fun, renomada feira de aviação que acontece de 9 a 14 de Abril em Lakeland, Florida, no Sul dos Estados Unidos. A assinatura ocorreu no stand da Tecnam, destacando a parceria entre as duas instituições.Antecipando essa intenção de compra, a EJ já tem uma aeronave do modelo em operação, com a segunda a caminho, direto da fábrica e prevista para chegar no próximo mês. Os diretores da EJ, Josué Andrade e Edmir Gonçalves, formalizaram o acordo, ressaltando a importância dessa nova aquisição para a escola. "O avião é muito confiável e de altíssima tecnologia. Com ele, os alunos terão contato com a tela glass cockpit desde os primeiros voos", afirmou Josué Andrade, diretor da EJ. Edmir Gonçalves, diretor da EJ, também destacou as vantagens da aeronave: "O interessante deste avião é a facilidade de pilotagem e uma excelente performance".Durante a feira, Giovanni Pascale, o atual membro da família Pascale na liderança da Tecnam, afirmou que é uma satisfação construir aviões para treinamento. Ele afirmou que em breve quer conhecer o Brasil e visitar a EJ. A família Pascale já está na terceira geração dedicada à construção de aeronaves. Já são 76 anos de história.A aeronave Tecnam P92 Echo MkII é reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada, proporcionando uma experiência de voo superior para os pilotos em formação. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, essa aeronave oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-a ideal para o treinamento de pilotos.Na mesma feira, a Embry-Riddle Aeronautical University, universidade localizada em Daytona Beach, Flórida, também manifestou sua intenção de compra de 20 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, destacando o sucesso do design italiano na América do Sul e do Norte, conforme salientado por Walter Costa, diretor da Tecnam.Quem é a EJA EJ - Escola de Aeronáutica Civil é reconhecida como a maior escola de aviação civil da América Latina, com uma frota de mais de 60 aeronaves e oferecendo todos os cursos profissionalizantes, além de um curso superior de aviação, proporcionando uma formação completa e de alta qualidade aos seus alunos.

  • EJ anuncia curso de piloto aerodesportivo com utilização da nova aeronave Tecnam P92 Echo MkII

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil tem o prazer de anunciar o lançamento de seu mais novo curso, o Curso de Piloto Aerodesportivo, utilizando a avançada aeronave Tecnam P92 Echo MkII. Esta iniciativa vem para atender à crescente demanda por formação de pilotos especializados em voos aerodesportivos e experimental leve.A Tecnam P92 Echo MkII, recentemente incorporada à frota da EJ, não apenas é homologada para cursos tradicionais, como Piloto Privado, Comercial e Instrutor de Voo, mas também recebeu aprovação para a habilitação CPD (Certificado de Piloto Desportivo). Esta certificação permite aos alunos explorarem a comunidade da aviação aerodesportiva em aviões experimentais leves.Este curso inovador atende a dois perfis distintos de alunos:1 - Para quem busca exclusivamente o CPD:Curso simplificado de 30 horas de voo, oferecendo uma introdução eficiente e focada aos princípios essenciais de voos aerodesportivos.Ideal para entusiastas que desejam voar aviões experimentais leves e desfrutar da liberdade que essa categoria proporciona.Conteúdo prático e teórico adaptado para uma aprendizagem eficaz em um curto período.2 - Para Pilotos Privados ou Comerciais:Possibilidade de incorporar a habilitação CPD em apenas 5 horas de voo, complementando suas habilidades existentes.Abre novas oportunidades para pilotos experientes explorarem a emoção e a versatilidade dos voos aerodesportivos.Acelera o processo de certificação, permitindo que pilotos consolidados expandam seu repertório de habilidades de forma eficiente.Vantagens para quem opta pelo Curso de Piloto Aerodesportivo (CPD):Acesso rápido e eficiente: o curso de 30 horas oferece uma introdução concisa para quem deseja se dedicar exclusivamente aos voos aerodesportivos.Foco em experiência prática: o treinamento é intensivo, priorizando experiências práticas para uma aprendizagem mais imersiva.Menor investimento de tempo e recursos: ideal para quem procura uma formação específica e eficiente, otimizando o investimento de tempo e recursos financeiros.Exploração de categorias específicas de aeronaves: prepara os alunos para voar uma variedade de aeronaves experimentais leves, ampliando suas opções no universo aerodesportivo.Com essa iniciativa, a EJ reforça seu compromisso em oferecer cursos inovadores, alinhados às tendências da aviação civil, proporcionando aos alunos uma experiência educacional completa e adaptada às suas aspirações aerodesportivas.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 99925-4097