EJ - Escola de Aviação Civil


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8 motivos que vão fazer você escolher a EJ para seu curso de comissário de voo


Ser comissário ou comissária de bordo exige alguns sacrifícios pessoais, muitas vezes você vai passar um Natal ou um Reveillon fora de casa, apenas com colegas de tripulação, contribuindo para o transporte com segurança de outras pessoas, para que eles, os passageiros, encontrem seus amigos e parentes em um abraço no aeroporto.

Mas a grande maioria que segue nessa carreira, ama o trabalho, ama viajar e adquirir cultura em cada um dos destinos, mesmo que a pessoa saia agasalhada de Porto Alegre e no fim do dia esteja na praia, em Fortaleza, com 30 graus de temperatura. É um trabalho diferente de tudo, cada hora você vê uma paisagem diferente.

Da EJ você sai preparado para a seguinte frase: “Comandante, faço parte da sua tripulação”. Veja o porque:

1 - Na EJ você tem um ensino sólido que te prepara para o mercado de trabalho


O custo (consulte) inclui as apostilas, as aulas teóricas e as práticas, de sobrevivência na selva e no mar, além dos treinamentos no simulador mockup. Não vamos fazer você comprar curso completo de maquiagem, de etiqueta, de inglês ou comprar uniformes que depois não servirão para nada, apenas para assistir as aulas. Coisas que fariam seu curso aumentar de valor substancialmente.

2 - Foco na aviação e segurança operacional

Curso concentrado no manual da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), sem vendas casadas. O foco da EJ é segurança operacional e conhecimentos aeronáuticos. Somos uma escola de aviação, e para nós, para a ANAC e para as empresas aéreas, a segurança é o que interessa. Assim você estuda mais o que é pedido pela agência, evita dispersar, e aumenta sua chance de aprovação, que na EJ, passa de 90% na primeira tentativa, uma das mais altas do mercado.

3 - Duração de 30 dias

Tem rapidez, são 30 dias, não três ou quatro meses, o que faz reduzir seu seu custo com transporte, gasolina, estacionamento, ou até evita custos de se mudar para a cidade onde o curso é oferecido. Nossas aulas são intensivas, das 8h30 às 18h10, de segunda a sexta, e aos sábados apenas pela manhã. E as aulas práticas estão incluídas dentro desses 30 dias totais. Sim, é possível fazer o curso completo no caso de férias.

4 - Treinamento de sobrevivência em campo reconhecido pela ANAC

O local de treinamento é preparado, instrutores são excelentes, e são os mesmos locais usados pelas maiores companhias aéreas regulares da América Latina em seus cursos de reciclagem para comissários, tripulantes e pilotos. O treinamento é com mockup de avião para procedimentos de combate a incêndio, fuga com fumaça pela escorregadeira, etc.

5 - É a maior Escola de Aviação da América Latina

Possui mais de 60 aeronaves, são três bases operacionais: Itápolis, Jundiaí e Campo Verde. A EJ já formou milhares de profissionais que atuam como pilotos e comissários nas maiores companhias aéreas do Brasil, além disso, a EJ tem padrão de qualidade e segurança reconhecidos pelas grandes empresas aéreas nacionais e internacionais.

6 - Qualidade ISO 9001:2008

A EJ Escola de Aeronáutica Civil é a única escola de aviação do Brasil certificada com os padrões internacionais ISO que designam um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade. Somos a única escola de aviação no Brasil com esse selo, além de claro, todas as homologações da ANAC.

7 - Não é glamour, é segurança de voo!

O curso é importante, todos os países filiados a ICAO (International Civil Aviation Organization) tem provas para comissários. Os testes abordam conhecimentos aeronáuticos, segurança de voo e só. Os comissários são os olhos e ouvidos do comandante na cabine de passageiros. Etiqueta, apresentação pessoal, maquiagem, entrevista de emprego? Conosco apenas o módulo básico, com 4 horas de aula cada item. Até porque cada empresa aérea tem seus próprios procedimentos nestas questões. E sim, você vai para a água aprender procedimentos sobre botes e salva-vidas.

8 - O melhor custo benefício


Sim, os principais concorrentes vendem até mais barato, mas com todos os agregados completos que colocam como obrigatórios, custa muito mais caro, podendo chegar até ao dobro do custo da EJ. Além de todos os custos que você teria de frequentar aulas por meses, como alimentação, por exemplo. A EJ preza pelo respeito ao cliente. Se são válidos esses extra-curriculares? Sim, mas nada além do básico de 4h cada. O importante mesmo é você ir para o mato aprender sobre sobrevivência em selva.

As próximas turmas serão em 24 de junho em Itápolis e 02 de julho em Jundiaí.

Contato por Whatsapp: https://www.ej.com.br/a-escola-de-aviacao/whatsapp

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Publicado em 22/05/2019


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  • EJ firma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII durante a Sun 'n Fun

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil deu um passo significativo em direção ao futuro da formação de pilotos ao assinar uma intenção de compra de até 30 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, de fabricação italiana. O acordo foi celebrado nesta quarta-feira, dia 10 de Abril, durante a Sun 'n Fun, renomada feira de aviação que acontece de 9 a 14 de Abril em Lakeland, Florida, no Sul dos Estados Unidos. A assinatura ocorreu no stand da Tecnam, destacando a parceria entre as duas instituições.Antecipando essa intenção de compra, a EJ já tem uma aeronave do modelo em operação, com a segunda a caminho, direto da fábrica e prevista para chegar no próximo mês. Os diretores da EJ, Josué Andrade e Edmir Gonçalves, formalizaram o acordo, ressaltando a importância dessa nova aquisição para a escola. "O avião é muito confiável e de altíssima tecnologia. Com ele, os alunos terão contato com a tela glass cockpit desde os primeiros voos", afirmou Josué Andrade, diretor da EJ. Edmir Gonçalves, diretor da EJ, também destacou as vantagens da aeronave: "O interessante deste avião é a facilidade de pilotagem e uma excelente performance".Durante a feira, Giovanni Pascale, o atual membro da família Pascale na liderança da Tecnam, afirmou que é uma satisfação construir aviões para treinamento. Ele afirmou que em breve quer conhecer o Brasil e visitar a EJ. A família Pascale já está na terceira geração dedicada à construção de aeronaves. Já são 76 anos de história.A aeronave Tecnam P92 Echo MkII é reconhecida por sua segurança, eficiência e tecnologia avançada, proporcionando uma experiência de voo superior para os pilotos em formação. Equipada com um motor ROTAX 912 de 100 cavalos de potência, essa aeronave oferece uma combinação única de desempenho e versatilidade, tornando-a ideal para o treinamento de pilotos.Na mesma feira, a Embry-Riddle Aeronautical University, universidade localizada em Daytona Beach, Flórida, também manifestou sua intenção de compra de 20 aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, destacando o sucesso do design italiano na América do Sul e do Norte, conforme salientado por Walter Costa, diretor da Tecnam.Quem é a EJA EJ - Escola de Aeronáutica Civil é reconhecida como a maior escola de aviação civil da América Latina, com uma frota de mais de 60 aeronaves e oferecendo todos os cursos profissionalizantes, além de um curso superior de aviação, proporcionando uma formação completa e de alta qualidade aos seus alunos.

  • EJ anuncia curso de piloto aerodesportivo com utilização da nova aeronave Tecnam P92 Echo MkII

    A EJ - Escola de Aeronáutica Civil tem o prazer de anunciar o lançamento de seu mais novo curso, o Curso de Piloto Aerodesportivo, utilizando a avançada aeronave Tecnam P92 Echo MkII. Esta iniciativa vem para atender à crescente demanda por formação de pilotos especializados em voos aerodesportivos e experimental leve.A Tecnam P92 Echo MkII, recentemente incorporada à frota da EJ, não apenas é homologada para cursos tradicionais, como Piloto Privado, Comercial e Instrutor de Voo, mas também recebeu aprovação para a habilitação CPD (Certificado de Piloto Desportivo). Esta certificação permite aos alunos explorarem a comunidade da aviação aerodesportiva em aviões experimentais leves.Este curso inovador atende a dois perfis distintos de alunos:1 - Para quem busca exclusivamente o CPD:Curso simplificado de 30 horas de voo, oferecendo uma introdução eficiente e focada aos princípios essenciais de voos aerodesportivos.Ideal para entusiastas que desejam voar aviões experimentais leves e desfrutar da liberdade que essa categoria proporciona.Conteúdo prático e teórico adaptado para uma aprendizagem eficaz em um curto período.2 - Para Pilotos Privados ou Comerciais:Possibilidade de incorporar a habilitação CPD em apenas 5 horas de voo, complementando suas habilidades existentes.Abre novas oportunidades para pilotos experientes explorarem a emoção e a versatilidade dos voos aerodesportivos.Acelera o processo de certificação, permitindo que pilotos consolidados expandam seu repertório de habilidades de forma eficiente.Vantagens para quem opta pelo Curso de Piloto Aerodesportivo (CPD):Acesso rápido e eficiente: o curso de 30 horas oferece uma introdução concisa para quem deseja se dedicar exclusivamente aos voos aerodesportivos.Foco em experiência prática: o treinamento é intensivo, priorizando experiências práticas para uma aprendizagem mais imersiva.Menor investimento de tempo e recursos: ideal para quem procura uma formação específica e eficiente, otimizando o investimento de tempo e recursos financeiros.Exploração de categorias específicas de aeronaves: prepara os alunos para voar uma variedade de aeronaves experimentais leves, ampliando suas opções no universo aerodesportivo.Com essa iniciativa, a EJ reforça seu compromisso em oferecer cursos inovadores, alinhados às tendências da aviação civil, proporcionando aos alunos uma experiência educacional completa e adaptada às suas aspirações aerodesportivas.

  • Desafio e oportunidade: imprensa relata escassez de pilotos no cenário aeronáutico

    Recentemente, em julho de 2023, a Folha de S. Paulo, um dos maiores jornais do país, publicou uma reportagem relatando um cenário de escassez de pilotos: "Falta de pilotos preocupa países e deve afetar o Brasil nos próximos anos".No início, eles afirmam que o mercado aéreo internacional vive um cenário de falta de pilotos, especialmente em países como Estados Unidos, Turquia e Qatar. "Para resolver o problema, empresas destes países estão recrutando mais funcionários em lugares como o Brasil. Com isso, profissionais do setor avaliam que a falta de pilotos por aqui se torne mais forte daqui a um ou dois anos".O repórter da Folha, Rafael Balago, ouviu o presidente do SNA - Sindicato Nacional dos Aeronautas, Henrique Hacklaender. "Para ir trabalhar nos EUA, um dos requisitos é uma carta de que o piloto é filiado a uma entidade de classe. Antes da pandemia, assinava quatro cartas dessas por mês. Hoje eu assino umas dez por semana", afirmou.Nos Estados Unidos, surgiu uma consideração adicional: os pilotos são obrigados a se aposentar aos 65 anos. Dado que a Covid-19 representa um risco maior para os indivíduos mais velhos, diversas companhias aéreas ofereceram aposentadoria antecipada para aqueles com mais de 60 anos. Com a retomada do mercado aéreo, muitos optaram por não retornar. Em resposta a essa situação, o governo americano flexibilizou algumas das regulamentações aplicáveis aos pilotos e buscou simplificar a entrada de profissionais estrangeiros.O que tem atraído brasileiros é a remuneração. "Se formos converter, o salário de um piloto no Brasil começa em cerca de US$ 2.000 dólares e vai até US$ 10 mil. Lá fora, o salário inicial já começa na casa de US$ 8.000 a US$ 10 mil", explicou Hacklaender.Em uma segunda reportagem em um grande meio de comunicação, no jornal O Globo, mais recente, de dezembro de 2023, o assunto retornou: "Pilotos de malas prontas: com salários de até R$ 97 mil, demanda internacional atrai brasileiros"."A abertura das fronteiras dos EUA para esses profissionais acontece após muitos pilotos se aposentarem enquanto a demanda por voos crescia aceleradamente no pós-pandemia. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), as aéreas americanas tiveram um aumento de tráfego de 18,9% só em setembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. No mundo, a alta foi de 30,1%", afirma a reportagem.Nesta reportagem, o presidente da SNA foi novamente consultado. "Há estudos de órgãos internacionais que informam que haverá falta de pilotos (no Brasil) em dez anos. Se nada for feito vamos passar por uma recessão de profissionais", afirmou. A crise está atingindo também a europa, em dezembro o UOL reportou: "Uma dezena de aviões da Air France não pode decolar por falta de pilotos"."Depois da Covid-19, o número de voos transatlânticos aumentou muito mais do que o previsto", explica a reportagem.Cenário para a formação"A Azul recentemente anunciou a contratação de 200 copilotos. Ainda não temos o cenário de falta de pilotos por aqui, mas quando novos pilotos suprem as necessidades internas e também a falta de pilotos lá de fora, a tendência é a subida rápida na carreira", afirma Josué Andrade, diretor da EJ.A recomendação é para os candidatos irem se preparando: "O tempo entre iniciar o curso de piloto privado até ter as horas suficientes para entrar como copiloto de linha aérea, raramente é menos de uns três ou quatro anos", explica Andrade, salientando que após o curso de piloto comercial o piloto precisa conquistar horas de voo no mercado da aviação de pequeno porte ou como instrutor de voo. "Quem quer aproveitar a onda positiva dos próximos anos, é melhor não parar com os estudos e a busca de oportunidades"."Essa realidade abre uma janela de oportunidade única para todos os aspirantes a pilotos", concluiu.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

Americana-SP 55 19 3467-4454 - Campo Verde-MT 55 66 99925-4097