EJ - Escola de Aviação Civil


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Lugar de mulher é pilotando… um Boeing

De Mari com os Cessnas da Esquadrilha EJ


Maria Vitória De Mari, 27, de Curitiba, é uma das instrutoras da EJ recentemente contratadas para voar Boeing 737 na Gol Linhas Aéreas. Ela finalizou sua última entrevista de seu processo de admissão na companhia.

Na EJ, atuou como instrutora de voo por um ano e meio e somou 680 horas de voo no total. Ministrou aulas práticas de voo visual nos Cessnas 152 e de voos por instrumentos nos Cessna 172 G1000, com painéis Glass Cockpit. Também ministrou cerca de 100 horas de instrução em simuladores de voo.

Sua trajetória na aviação começou bem cedo. “Eu tenho um desenho de quando tinha 5 anos, era para fazer uma historinha, não sabia escrever, desenhei um avião na capa, um avião a jato, e escrevi avião a gato”. diverte-se Maria Vitória sobre suas primeiras memórias de seu gosto por aviões. Seu pai, Mario, engenheiro civil, era amigo do piloto de acrobacias Fernando Paes de Barros, o qual deu a Mari a primeira dica para que se tornasse aviadora, quando ainda criança: “Você vai ter que aprender inglês”, disse.

Como em diversas outras pessoas, Maria Vitória ficou em dúvida se poderia seguir ou não a profissão e foi fazer uma faculdade em outra área. Iniciou no curso de administração de empresas na Universidade Positivo, em Curitiba. “Quando deu seis meses, queria largar”, afirma. A reação da família não foi boa com a ideia da desistência e Vitória prosseguiu com o curso.

Um dia, visitando a mãe que morava perto do aeroporto de Congonhas, ao reparar no olho da filha vendo os aviões pousando e decolando, Denise, que trabalha no ramo de hotelaria, provocou: “Como você é idiota. Por que você não faz logo esse curso de avião?”

Enquanto estudava administração de empresas já trabalhava na área de logística da Bosch, ela seguiu a sugestão da mãe e começou uma segunda faculdade simultânea, de Ciências Aeronáuticas, na Universidade de Tuiuti. Ao mesmo tempo fazia o curso prático de piloto privado em uma escola no Paraná.

Finalizadas as faculdades, com apoio dos pais, pediu demissão de uma promissora carreira na Bosch e, em busca de melhores oportunidades na carreira, se dirigiu à EJ. Logo começou a trabalhar na coordenação de voos e a dar aulas de inglês enquanto concluía os cursos de piloto comercial e de instrutor de voo.

Depois de um tempo na fila de espera para se tornar instrutora, foi contratada. “Eu amei ser instrutora, eu acho que isso é uma experiência que todo mundo tinha que passar, porque você desenvolve muito o lado de lidar com pessoas e você aprende muito ensinando, então foi uma experiência muito válida. E acho que o mais legal é você saber que está fazendo a diferença no sonho de outra pessoa”, explica orgulhosa.

Você já sentiu preconceito por ser mulher no meio da aviação? “Diretamente não. A gente escuta comentários por terceiros, geralmente. No meu caso sempre foi assim. Mas eu sempre tive confiança em mim, no meu treinamento e acho que sempre conquistei respeito dos meus alunos”.

Após os treinamentos nos simuladores, ela terminará suas instruções em rota, já com passageiros, para assumir o cargo de copilota plena da empresa. “Espero que eu consiga construir uma carreira tão brilhante quanto eu sempre sonhei. Voar o Boeing para mim vai ser um desafio, então agora eu tenho que lembrar em manter a cabeça no lugar. É só o começo de uma nova etapa”, conclui.

Como será o primeiro voo com Denise, sua incentivadora? "Falta bastante ainda, tem que estudar e fazer pra merecer, mas vai ser bem especial”.

A EJ agradece Mari pelo tempo desempenhado no ensino e deseja sucesso, além de lindos voos em céus de brigadeiro.

Publicado em 30/04/2019


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Nova aeronave Colt 100 disponível na frota EJ

    O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.

  • Aluno formado pela EJ assume o comando e realiza seu primeiro voo como comandante em uma grande companhia aérea.

    Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.

  • EJ inclui terceira aeronave revitalizada em seu plano de modernização da frota

    A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051