EJ - Escola de Aviação Civil


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EJ contrata nove instrutores de voo

Da esquerda para direita: Arsieri, Joyce, Karen, Prado, Próspero, Bernardes, Gisloti, Giusti e Roncada.


 A EJ Escola de Aviação contratou recentemente nove instrutores de voo para completar o quadro da unidade Campus Itápolis. Com a retomada comercial das companhias aéreas nacionais e internacionais, a EJ prevê ainda mais contratações ao longo do ano de 2019. “Com a tendência de crescimento, muitos de nossos instrutores estão sendo contratados por companhias aéreas, abrindo espaço para novos acumularem suas horas de voo”, diz Josué Andrade, diretor da EJ.

Todos os novos instrutores contratados realizaram seu treinamento na EJ. Conheça a história de cada um:

Luciano Arsieri

Natural de Itápolis-SP, teve a oportunidade de crescer vendo as aeronaves da EJ Escola de Aviação sobrevoando a cidade e com isso nasceu essa paixão por voar. "Além disso minha irmã era comissária de voo e me inspirou para ter o primeiro contato com a aviação", conta, "e voei na TAM por 7 anos como Comissário onde obtive grandes experiências profissionais e pessoais". Arsieri também possui habilitação de Instrutor de Voo de Helicópteros." Isso é só o início, meu objetivo é conseguir ingressar em uma empresa aérea e continuar fazendo o que mais amo, Voar!" Ainda diz:“Se você tem um sonho corra atrás, sempre mantendo o foco e persistência, pode ter certeza se fizer isso um dia seu sonho se realizará.”

Matheus Bertolini do Prado

Matheus tem 23, é natural de Novo Horizonte - SP. “Assim que terminei o ensino médio iniciei as aulas de piloto privado, para que logo cedo conseguisse atingir meus objetivos e conquistar meu sonho”. Logo após o cheque de piloto privado iniciou os cursos de piloto comercial e instrutor de voo”, diz. Matheus tem como objetivo ser comandante de linha aérea, fazendo carreira e atingindo seus objetivos de se tornar comandante.

Leonardo Garcia Próspero

O paulista de 20 anos, é Graduado em Aviação Civil pela Universidade Anhembi Morumbi, e conquistou sua primeira habilitação, a de piloto privado, no Aeroclube de Itápolis. "Ainda no terceiro colegial, com 17 anos, comecei algumas horas de voo e logo em seguida, o teórico do PP, dando continuidade com 18 anos, o curso de Piloto Comercial e Instrutor de voo." diz. "A paixão pela aviação vem desde pequeno, quando ainda criança pude entrar no cockpit de um Boeing 767, dando um amor incondicional por essas aves de metal", afirma. O objetivo de Próspero é ingressar em uma linha aérea, fazendo uma carreira e buscar voos mais altos, sempre.

Joyce Escobar Gonzaga

Aos 23, a instrutora natural de Goiânia é graduada em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). "Iniciei meus voos juntamente com a graduação onde voava nas férias, e terminei a graduação juntamente com meu curso de piloto comercial, e logo já iniciei o curso de instrutora." O sonho da goianense começou logo quando voou pela primeira vez em um Boeing 737 da Gol, relata." Aos 14 anos em uma viagem com a família, onde a partir dali me apaixonei cada vez mais pela aviação. Meu maior objetivo é ingressar na linha aérea e buscar a carreira internacional."

Karen Cristiane Gardini

Karen tem 33 anos, é natural de São Caetano do Sul-SP. Em 2007 terminou sua graduação de Bacharel em Turismo pela UNIBERO em São Paulo e atuou na área de hotelaria até 2008. Na aviação conquistou sua primeira habilitação, a de piloto privado, em 2010 no Aeroclube de Itápolis. “Ingressei em 2009 na Azul Linhas Aéreas como Agente de Aeroporto e na época nasceu a vontade de me tornar piloto de linha aérea”, diz. “Com este objetivo em mente em 2010 fiz seleção na Emirates e entrei como comissária para angariar fundos para pagar os cursos de Piloto Comercial, IFR, MLTE e INVA”, afirma. “Em 2016 retornei para o Brasil tirei todas as carteiras e meu objetivo é ingressar em uma linha aérea como Copiloto e no futuro como Comandante”.

Pedro Henrique Bernardes Silva Ferreira

Pedro tem 21 anos, nasceu em Iturama, no triângulo mineiro, estudou em uma escola pública. "Minha paixão pela aviação começou aos 5 anos de idade em São José do Rio Preto, quando fui pela primeira vez a um aeroporto, e desde pequeno, sempre falei para a minha família que ser um piloto", relata. "Mas infelizmente naquela época era muito complicado, minha família não tinha condições". Quando fez seus 18 anos, todo o esforço foi para se formar e conseguir suas carteiras. Pedro almeja chegar ao cargo de comandante de uma linha aérea.

Rafael Gisloti


Aos 28, Rafael é natural de Mogi Guaçu-SP, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista – UNESP Ilha Solteira e Pós-graduado em Gestão de Manutenção de Aeronaves pela Estácio. Teve seu primeiro contato com a aviação foi como estagiário da LATAM MRO em São Carlos-SP, unidade de manutenção da LATAM Airlines. Antes mesmo de ser checado piloto comercial, já era funcionário da escola como instrutor teórico dos cursos de mecânico de manutenção aeronáutica. “A EJ sempre se mostrou disposta a oferecer oportunidades para crescer como profissional na aviação”, afirma. “Quando pequeno sonhava em ser piloto, mas a falta de pessoas próximas a área e de recursos financeiros me fizeram esquecer do antigo sonho. Depois que trabalhei na LATAM, vi que o desejo de criança não podia ser deixado para trás”, conta. “Meu objetivo na aviação é conquistar reconhecimento como piloto e trabalhar como comandante de aviação executiva.”

Daniel Fernandes Giusti

Daniel, 31, é natural de São Paulo-SP. Filho de aviador militar da aeronáutica, nasceu no HASP, viveu toda a infância e adolescência em vilas militares. "Não tive outra alternativa a não ser me apaixonar pela aviação desde muito pequeno", relembra. "À época de criança, quando morava no ninho das águias em Pirassununga e, escondido, aproximava-se da cabeceira para assistir os pousos e descolagens da esquadrilha da fumaça em treinamento". Em 2011 tirou sua primeira carteira na aviação, a de piloto privado de helicóptero dando sequência no PCH e INVH. Procurou sempre saber mais sobre a aviação e foi assim que conheceu a EJ. Hoje, após muito estudo e dedicação, pertence ao grande time de instrutores da maior escola aeronáutica da América latina dando seu primeiro real e grande passo ao futuro promissor na linha aérea.

Weslei Roncada Gonçalves

Weslei tem 21, é natural de Itápolis-SP. Atualmente cursa Comércio Exterior na UNIFRAN e teve seu primeiro contato com aviação no Aeroclube de Itápolis, local que tinha costume de visitar com sua mãe quando pequeno. Formado desde o Piloto Privado até o Piloto Comercial e Instrutor de Voo, afirma: "Trabalhei em operações de voo e instrução teórica na antes de ser instrutor prático". Weslei tem como objetivo se tornar comandante de uma companhia aérea.

Na EJ os instrutores começam dando aulas nos Cessna 152, mesma aeronave que fizeram a maior parte de sua formação. Depois, com o acúmulo de experiência, eles seguem para novas liberações, e níveis de instrução. Isso envolve horas noturnas, voos por instrumento e até mesmo aeronaves multi-motoras como o Piper Sêneca.

Desejamos boas vindas ao novos contratados.

Voe mais alto.

Publicado em 11/04/2019


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Nova aeronave Colt 100 disponível na frota EJ

    O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.

  • Aluno formado pela EJ assume o comando e realiza seu primeiro voo como comandante em uma grande companhia aérea.

    Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.

  • EJ inclui terceira aeronave revitalizada em seu plano de modernização da frota

    A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051