EJ - Escola de Aviação Civil


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Demanda na aviação cresce e EJ contrata mais três instrutores de voo. Leia seus perfis.


A EJ contratou três novos instrutores para sua equipe. Desde o início do ano já são 15 as novas admissões. Elas são anunciadas logo após notícias de boas perspectivas do mercado nacional, como a recente divulgação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de um aumento da demanda de 5,7% na aviação doméstica em fevereiro, comparado com o mesmo mês de 2017.

A demanda internacional por voos entre Brasil e Europa, segundo números também divulgados pela agência, cresceu exultantes 12%, comparando os números de março deste ano e de 2017, agora totalizando 247 voos por semana. “Desde o ano passado temos visto uma retomada crescente da demanda das linhas aéreas e isso reflete na necessidade de formação de novos profissionais”, afirma Anderson Silva, diretor administrativo da EJ.

Dois dos três novos instrutores atuarão na unidade Itápolis e um na unidade Jundiaí da EJ. “Com a tendência de crescimento, muitos de nossos instrutores estão sendo contratados por companhias aéreas, abrindo espaço para novos juntarem suas horas de voo”, diz Josué Andrade, diretor da EJ. “Eles começam dando instrução visual diurna nos Cessnas 152 da escola, e quanto mais horas tem, mais sobem na função de instrutor, partindo para outras aeronaves, voos noturnos e no ensino de voo por instrumentos. Assim eles quando vão para as companhias aéreas, já estão bem experientes”, complementa.

Conheça os perfis:

Marcio Moraes Santos
Realizou todos os cursos na EJ nas unidades Itápolis e Jundiaí. É natural de São Paulo, tem 32 anos, e possui hoje 265 horas de voo. Graduou-se em sistemas de Informação pela Mackenzie e em Aviação Civil pela Anhembi Morumbi. “Me apaixonei pela Aviação ainda muito novo, me lembro que passava de carro por aeroportos com meus pais e ficava ansioso esperando que passasse alguma aeronave pra que eu pudesse tirar foto. Desde então cultivei esse sonho dentro de mim, mesmo que tão distante. Hoje, é um sonho realizado trabalhar na área, e não apenas meu, mas de minha família que sempre acreditou e me ensinou que quando queremos algo, basta se dedicar e nunca desistir”, afirma.

Tiago Vilaça Ribeiro
Formado integralmente, desde o piloto privado ao INVA, instrutor de voo, na EJ Jundiaí, é natural de São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Tem 27 anos, 310 horas em aeronaves homologadas e 230 em ultraleves avançados. Graduou-se em Aviação Civil pela Anhembi Morumbi e concluiu sua pós-graduação em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). “Desde a minha primeira viagem de avião, com 6 anos, me apaixonei pela aviação. Após o meu primeiro voo na EJ em 2009, tive certeza do que queria como profissão, podendo desfrutar de paisagens, ter a sensação de liberdade e oportunidade de conhecer novos lugares”.

Hugo Mendes Vidigal
Natural de Recife, Pernambuco, tem 33 anos, mora em Itápolis desde 2002. Iniciou na aviação em 2012 na unidade Itápolis da EJ, onde realizou todo seu treinamento, do piloto privado à especializações. Possui 257 horas de voo, incluindo simuladores. É graduado em Administração de Empresas pela UNIP - Universidade Paulista. “Em 1994 a seleção brasileira foi tetracampeã da Copa do Mundo e no retorno ao Brasil a primeira parada foi no Recife, minha cidade natal. Enquanto todos estavam eufóricos com o título eu queria mais informações sobre a aeronave, um DC10 da Varig, trijato azul e branco com as faixas verdes e amarelas”, conta.

Publicado em 12/04/2018


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Nova aeronave Colt 100 disponível na frota EJ

    O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.

  • Aluno formado pela EJ assume o comando e realiza seu primeiro voo como comandante em uma grande companhia aérea.

    Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.

  • EJ inclui terceira aeronave revitalizada em seu plano de modernização da frota

    A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051