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Maria Julia, Paula e Renata, que deram depoimentos para a mat?ria.
Em um total de 121 alunos formados nos cursos de Piloto Comercial na EJ em 2017, 11 foram mulheres, representando 9,09% do total. Este número indica um crescimento de 136% em 5 anos. Em 2012, entre 202 alunos, a EJ formou apenas 4,2% de mulheres pilotos comerciais, habilitação necessária para quem deseja voar profissionalmente. “Tem sido um crescimento gradativo, em 2015, mulheres representaram 6,4% e em 2016, foram 7,8%, e agora este número expressivo, para comemorar”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ.
A porcentagem de 9,09% da EJ é pouco mais de três vezes superior à média brasileira de mulheres com esta habilitação, que é de 2.78%, segundo números recentes divulgados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). “EJ está hoje com percentual semelhantes aos países mais avançados do mundo em questões de emancipação feminina, como Suécia e Finlândia, com 8,6% e 12%, respectivamente, e acredito que temos como avançar ainda mais”, diz Anderson Silva, diretor administrativo da Unidade Itápolis da EJ.
“Este avanço de pensamento não ocorre apenas aqui conosco. As companhias aéreas brasileiras tem contratado mais mulheres e dado mais atenção para o combate ao machismo na aviação. Fazem bem, mulheres são muito cuidadosas e criteriosas ao voar”, diz Josué Andrade, diretor da EJ. “Pelo que eu vejo na aviação comercial o preconceito está diminuindo muito à medida que as mulheres vão ganhando espaço e mostrando que têm a mesma competência dos homens, uma vez que pilotar é resultado de dedicação, determinação e estudo, e isso não depende de gênero. Eu vejo que a aviação está cada vez mais aberta a nós e isso me deixa muito feliz e motivada”, afirma Renata Oliveira, 22, aluna do curso de piloto comercial.
O aumento de mulheres voando faz parte de uma política institucional da escola de incentivo à mulheres em posto de comando de aeronaves. Hoje a EJ conta com seis instrutoras de voo nos cursos regulares, e uma delas, instrutora de acrobacia aérea. “É uma grande motivação às alunas e futuras alunas, inclusive. Cada vez mais vemos mais mulheres se matriculando e começando a voar, e isso significa que em breve esse número de pilotos mulheres voando profissionalmente vai aumentar bastante”, afirma Renata. “Eu vejo como uma grande quebra de barreiras que estamos passando a cada ano. Hoje quando ando pela EJ vejo sempre alunas novas pra entrar nessa luta com a gente”, complementa Paula Brufato, 22, aluna do curso de instrutor de voo.
Vencendo barreiras
“A situação mais marcante machista que passei foi no meu primeiro dia de teórico de PC. Na apresentação um garoto sentou ao meu lado e rindo me disse: ‘pra mim lugar de mulher é pilotando fogão’, relata Paula Brufato. “Logo no início, antes de encontrar a EJ, eu liguei em outra escola para saber sobre valores e etc e de cara me passaram o valor do curso de comissária. Expliquei que na realidade eu estava interessada no curso de piloto privado”, complementa Maria Julia Guerra Ribeiro, 19, aluna do curso de piloto comercial. “Na maioria das vezes quando me perguntam o que eu faço muitas pessoas ainda se ‘chocam’, tanto homens quanto mulheres. Acredito que o nosso papel na aviação, e não só nessa área mas em varias outras, é o de mostrar que nós temos capacidade suficiente para fazermos o que quisermos”, complementa.
“Eu acho que todas as aviadoras são guerreiras, já por terem escolhido uma profissão predominantemente masculina. A maioria das pessoas ainda nem sabem que existem pilotos mulheres. Isso afasta muitas meninas de correrem atrás do sonho de serem pilotos”, afirma Renata Oliveira. “Acredito que um papel importante das mulheres na aviação, dentre vários, é dar motivação para as demais, mostrando - na prática - que elas podem ser o que elas quiserem, independente de ainda ser uma profissão com poucas mulheres. Além disso, todas estão mostrando muito bem que são capazes de dominar um avião tanto quanto qualquer homem”, finaliza.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.
Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.
A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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