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Dentro do conteúdo programático da EJ Escola de Aeronáutica, dois destinos são comuns para alunos da unidade Jundiaí que navegam solo durante o curso de piloto privado: Piracicaba e São Carlos. Os voos e navegações solo, além de fazerem parte do regulamento da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, no Brasil e a FAA - Federal Aviation Administration, nos EUA, é política da EJ. “Só quando o aluno navega solo e voa solo ele se torna um aviador de verdade, qualquer situação diferente disso, com instrutor à bordo, o piloto não cria autoconfiança”, afirma Renan Rocha, diretor operacional da Unidade Jundiaí da EJ.
No curso de piloto privado, entre as 46 horas de voo, o aluno, entre voos locais e navegações, voa 10 horas sozinho. Confira as dicas de alunos que executaram navegações solo para os destinos:
Piracicaba
Dimensões (m): 1.200 x 30
Distância de Jundiaí: 65 milhas náuticas (104 km)
“Antes de navegar solo para Piracicaba, fazemos a mesma navegação com o INVA (Instrutor de voo), que dá todas as dicas e toques. Eu aconselho que preste muita atenção nas dicas do INVA, que estude muito bem a rota e que mantenha o alerta situacional sempre alto, porque dessa vez o aluno está sozinho indo para mais longe. Como o real comandante do avião, tem que sempre estar alerta em questão de coordenação com outras aeronaves, estar pronto em caso de ter que alternar, o que é muito raro, uma vez que verificamos meteorologia antes de ir, mas que pode acontecer. Checklists de emergência em mente, entre outras coisas”, afirma Renata Oliveira, 22, de São Paulo, aluna agora do curso de Piloto Comercial e que já conta com 146 horas de voo.
“O aluno deve sempre coordenar na frequência dos corredores visuais por questões de segurança, não esquecer de levar com ele as cartas necessárias para navegação, de todos os aeródromos do planejamento e a carta dos corredores (REA), deve também se atentar as altitudes dos respectivos aeródromos, e antes de navegar, olhar a meteorologia da rota a ser voada e ver se tem algum NOTAM importante”, recomenda o instrutor Victor Hugo, da unidade Jundiaí.
“Piracicaba deve ser previamente coordenada com Controle Academia, 6 milhas náuticas antes, no través de Pedras (posição no mapa), em razão de lançamentos frequentes de paraquedistas. Caso esteja nessa condição, o aluno por medida de segurança, não pode aproximar do aeródromo. Além disso, Piracicaba dispõe de VAC - Carta de aproximação visual, que deve ser observada”, comenta Paulo Tanoue, 56 anos, que está cursando Piloto Comercial, mas é empresário e pretende manter a aviação como hobby. “Um bom planejamento é indispensável para uma navegação segura”, complementa André Rossato, instrutor.
São Carlos
Dimensões (m): 1.720 x 45
Distância de Jundiaí: 105 milhas náuticas (195 km)
“A diferença entre Piracicaba é que indo para São Carlos você deve ficar atento ao mudar as frequências e chamar o Controle Academia, pois se a área de treinamento militar de Pirassununga estiver ativada, o mesmo pode te pedir um desvio ou mudança de nível. Por isso antes do solo você deve se preparar, estudar todas as possibilidades junto ao INVA e se sentir preparado tanto técnica como psicologicamente”, diz Maria Julia, 19, de Petrópolis-RJ, 89 horas de voo. “Único ponto que me chamou a atenção é a qualidade do asfalto de São Carlos. Por operar jatos maiores acaba deixando em condição bem ruim, o que faz vibrar um pouquinho, mais só isso mesmo a pista é grande, o que garante um pouso tranquilo” afirma Mario Torres, 24, de Franco da Rocha-SP, que já conta com 78 horas totais de voo.
“Nessa missão testamos também nossa resistência física, são 210NM ida e volta de Jundiaí, totalizando cerca de 3 horas de voo solo”, diz Paulo Tanoue. “Em São Carlos, os alunos também devem ficar atentos com as operações de grandes jatos da LATAM, que possui um centro de manutenção no Aeroporto” diz Josué Andrade, diretor da EJ.
Uso de GPS
Na EJ o aluno aprende a navegar usando os recursos como bússola e mapa, a base da navegação aérea. Normalmente os alunos possuem celulares com GPS e aplicativos de navegação aérea, o que é permitido pela EJ. “O ideal é o aluno usar apenas como backup ou no caso de sentir alguma insegurança em sua navegação apenas, porque é necessário treinar a base da navegação, com bússola e mapa”, afirma Josué Andrade.
Outros destinos
Os alunos, durante o curso de Piloto Privado, podem navegar para outros destinos, mas acompanhados de instrutores de voo. No caso de alunos já cursando o Piloto Comercial, outros destinos para navegação solo são incentivados, apenas cumprindo que o aluno deve, previamente, fazer a navegação desejada acompanhado de um instrutor. “Solo é um diferencial da EJ e confesso, não me imaginava nessa missão. No entanto, no decorrer do curso tudo foi evoluindo naturalmente. A escola adota uma metodologia que proporciona ao aluno, além da capacitação e habilidade técnica, segurança emocional de que ele é capaz”, afirma Tanoue. “Ter a consciência de que o mais importante não é a confiança que se está adquirindo, mas a responsabilidade sobre aquilo que está fazendo“, complementa.
Fotos aéreas: reprodução Google Earth
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
A EJ Faculdade, referência nacional na formação de pilotos, acaba de divulgar o cronograma oficial do vestibular 2026 para o curso superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves. Reconhecida por oferecer uma formação completa e alinhada às exigências do mercado, a instituição possibilita que seus alunos alcancem, em apenas dois anos, todas as licenças e habilitações necessárias — desde o Piloto Privado (PP) até o Piloto Comercial (PC), com IFR e Multimotor — além do diploma de nível superior. O curso é voltado para quem deseja construir uma carreira sólida como piloto profissional e reúne teoria e prática em um ambiente totalmente imerso na aviação. A grade inclui, além das disciplinas acadêmicas, treinamento prático nas aeronaves da maior escola de aviação da América Latina e contato constante com profissionais experientes do setor, criando oportunidades reais de networking e inserção no mercado. O Campus EJ, localizado em Itápolis (SP), oferece uma estrutura completa para a formação teórica e prática. São salas de aula equipadas, simuladores de voo, uma ampla frota de aeronaves modernas, além de infraestrutura de apoio com alojamentos, restaurante, cafeteria, área de lazer, quadras esportivas, piscina e lavanderia, garantindo conforto e comodidade para que o aluno possa se dedicar integralmente à sua formação. A EJ Faculdade já foi responsável pelo ingresso de diversos pilotos no mercado de trabalho, muitos deles partindo para companhias aéreas e aviação executiva. Um dos grandes diferenciais está nas oportunidades internas: a escola seleciona os alunos com melhor desempenho para participar de programas de estágio e, em muitos casos, para integrar o quadro de instrutores de voo. Essa é uma porta de entrada valiosa para o primeiro emprego, permitindo ao recém-formado acumular experiência prática e horas de voo que aceleram o ingresso em companhias e operações de maior porte. Cronograma Vestibular EJ 2026 Inscrições: 01/09/2025 a 28/11/2025 (Taxa de inscrição: R$ 50,00)Data do vestibular: 07/12/2025Divulgação do resultado: 09/12/2025Matrículas: 05/01/2026 a 23/01/2026Início do curso: 26/01/2026 Ao longo de sua trajetória, a EJ já formou mais de 10 mil pilotos para dentro e fora do país e mantém o compromisso de oferecer uma formação de alto nível, preparando profissionais prontos para voar mais alto e conquistar espaço no mercado global da aviação. Acesse o site oficial da EJ Faculdade clicando aqui.
Dando continuidade ao seu plano de modernização e apoio à formação dos futuros pilotos, a EJ acaba de fechar parceria com a NexAtlas, plataforma líder em planejamento de voo digital no Brasil. A ferramenta já é utilizada por milhares de pilotos em todo o país e agora passa a fazer parte do dia a dia dos alunos e instrutores da EJ. A parceria permite que os instrutores da escola tenham acesso gratuito à plataforma para utilização durante os voos de instrução e nos briefings, promovendo mais padronização, agilidade e qualidade na formação. Já os alunos contam com um desconto exclusivo de 50% no plano de assinatura semestral, facilitando o acesso à tecnologia que já é padrão no mercado. A NexAtlas reúne mais de 10 anos de experiência e já contabiliza mais de 3 milhões de planejamentos de voo realizados. A plataforma oferece cartas aeronáuticas atualizadas, planejamento e navegação offline, meteorologia integrada e cálculos automáticos de rota e tempo de voo — tudo em um único ambiente. “A parceria com a NexAtlas reforça o compromisso da EJ com uma formação moderna, conectada à realidade da aviação atual. Nossos alunos já saem preparados para utilizar ferramentas que fazem parte da rotina de qualquer piloto profissional”, destaca a direção da escola. Com essa nova parceria, a EJ segue ampliando os recursos à disposição dos alunos e fortalecendo seu papel como referência nacional na formação de pilotos. Já é aluno EJ e quer usufruir do benefício? Clique aqui.
A EJ concluiu mais uma etapa do seu plano de modernização: todos os diários de bordo das aeronaves da escola agora são digitais. A transição foi feita em parceria com a Plane it, empresa pioneira na digitalização de diários de bordo homologados pela ANAC, e já está totalmente implementada em todas as bases da EJ. Antes da mudança definitiva, os novos diários passaram por um período de testes e adaptação, em que alunos, instrutores e equipe técnica puderam se familiarizar com a plataforma. Com os resultados positivos e a validação operacional, o sistema digital já está oficialmente em uso na escola. A adoção do modelo digital traz uma série de benefícios para a rotina de voo e manutenção, como a minimização de erros, a padronização das informações e a confiabilidade dos registros. A tecnologia da Plane it permite preenchimento rápido e seguro, com validações automáticas e integração com a agenda de manutenção das aeronaves. Além disso, os dados ficam disponíveis em tempo real, facilitando o acompanhamento por parte da coordenação, dos instrutores e dos próprios alunos. Isso representa mais agilidade nos processos, transparência nas informações e maior eficiência na gestão da frota. “A digitalização dos nossos diários de bordo reforça nosso compromisso com a segurança, a organização e a excelência. É uma evolução que acompanha a tecnologia e coloca a EJ, mais uma vez, na vanguarda da formação aeronáutica”, destaca a direção da escola. Com essa iniciativa, a EJ reafirma seu compromisso com a inovação, oferecendo uma formação cada vez mais conectada com as exigências do mercado e com os avanços da aviação moderna.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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