EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Com mercado aquecido, EJ Jundiaí contrata mais três novos instrutores

Gustavo, Paulo e Victor, os novos instrutores da Unidade Jundiaí


Após a unidade Itápolis da EJ contratar cinco novos instrutores, a Base Jundiaí da EJ contratou mais três para integrarem seus quadros, somando oito o total deste processo de contratações no início de ano em toda a EJ. Os novos instrutores visam repor os INVAS que estavam em atividade pela escola e foram contratados por companhias aéreas por já terem experiência suficiente para assumirem cargos em aviões de grande porte. “Ser instrutor de voo é um dos caminhos para o piloto comercial adquirir horas de voo e poder prosseguir em sua carreira”, afirma Josué Andrade, diretor da EJ.

As contratações ocorrem durante um bom momento da aviação, com companhias aéreas anunciando um ano de retomada no mercado de trabalho. A Azul Linhas Aéreas, por exemplo, anunciou planos de contratação de 130 comandantes, 250 copilotos, além de promover 412 pilotos.

“Os novos instrutores começam dando aulas nos Cessnas 152 apenas em voos diurnos, depois, com mais horas de voo e experiência, seguem evoluindo de equipamentos e de nível de instrução, chegando a dar aulas de operações noturnas de aproximação por instrumentos em painéis Glass Cockpit nos Cessnas 172, e aulas em aeronaves multimotoras como o Seneca”, explica Carlos Henrique Buran, gerente técnico de segurança operacional de voo da EJ Jundiaí.

Conheça os perfis:

Victor Augusto Idesti da Silva, 23, é natural de Santo André-SP, fez todos os cursos na EJ, desde o piloto privado ao curso de instrutor de voo. “A aviação veio meio que por acaso, eu sempre gostei de engenharia, queria cursar engenharia mecânica ou aeroespacial quando mais novo, mas aos dezesseis fiz um voo no Aeroclube de São Paulo e decidi ser piloto”, afirma. “Meu objetivo é a linha aérea e conhecer o maior número de culturas e lugares possíveis, além de voar os maiores aviões que eu puder em diversos países do mundo”.

Paulo Eduardo Pereira Junior, 27, é natural de Piracicaba-SP. É graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP Piracicaba e fez pós graduação em Administração pela IBE FGV, da Fundação Getúlio Vargas. Na aviação conquistou sua primeira habilitação, a de piloto privado, no Aeroclube de Piracicaba. “Já na graduação iniciei as aulas de piloto privado, dando continuidade ao sonho com a realização dos cursos de piloto comercial e instrutor de voo na EJ”, diz. “A paixão pela aviação remonta da minha juventude, sempre gostei da aérea, em especial das máquinas. Desde jovem, pretendia ser piloto profissional”, afirma. “Meu objetivo na aviação é ingressar em uma linha aérea, fazendo carreira e angariando o cargo de comandante”.

Gustavo da Costa, 23, é natural de São Paulo-SP. Graduado em Aviação Civil pela Universidade Anhembi Morumbi, realizou os cursos de piloto privado, comercial, voo por instrumentos e de instrutor de voo na EJ. Durante a faculdade trabalhou na Gol Linhas Aéreas por um ano fazendo atendimento de passageiros no aeroporto de Congonhas. Ainda durante a Gol foi promovido para despachante técnico onde era responsável pelos cálculos de peso e balanceamento dos voos da companhia. O Interesse em aviação? “Surgiu ao realizar minha primeira viagem de avião por volta dos 13 anos. Depois da decolagem, me despertou a paixão pela aviação e a partir daí nunca mais fiquei longe de aeronaves”, conta. “Meu objetivo é ingressar em uma linha aérea e voar até não poder mais”, diz. “E quem sabe algum.dia proporcionar a algum garoto a mesma experiência e paixão que tive aos 13 anos ao entrar em uma aeronave pela primeira vez”.

Publicado em 22/01/2018


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Nova aeronave Colt 100 disponível na frota EJ

    O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.

  • Aluno formado pela EJ assume o comando e realiza seu primeiro voo como comandante em uma grande companhia aérea.

    Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.

  • EJ inclui terceira aeronave revitalizada em seu plano de modernização da frota

    A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051