EJ - Escola de Aviação Civil


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A nossa vida é feita de detalhes e são eles que fazem a total diferença.


"Imagine um menino de uma cidade lá do interior de Minas Gerais, sentado na calçada da sua casa juntamente com a sua mãe, observando o céu e os aviões voando alto "soltando fumaça". Aquela cena me prendia total atenção, eu só queria estar ali dentro da cabine de comando da aeronave. Não parava de olhar enquanto a aeronave não sumisse de vista. Eu falava sempre com a minha mãe: Mainha, eu vou fazer faculdade e ser piloto de avião. Minha mãe concordava com o meu sonho, porém, sempre falava: Isso é muito perigoso meu filho, mas se é o seu sonho então vamos lutar por ele.

Um dia tive a oportunidade de estar em um voo executivo, a convite do meu amigo e cmte. José Vanderlei Gil da Cruz, onde pude confirmar a minha paixão e o caminho a seguir profissionalmente. A chama dentro de mim fortificou e cresceu, tomou conta, meu primeiro voo em uma palavra: inesquecível.

Tive que estudar muito para conseguir uma vaga na faculdade através das oportunidades oferecidas. As dificuldades financeiras nunca foram motivo para me desanimar e consequentemente desistir do meu sonho, não deixava isso me abalar de forma alguma. Fui para a capital mineira, estudei por 2 anos em um cursinho pré-vestibular onde estava me preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizei a prova e depois de um tempo me escrevi no Programa Universidade para Todos (PROUNI), onde consegui uma vaga 100% integral no curso de Aviação Civil, na Universidade Anhembi Morumbi na cidade de São Paulo.

O 1º semestre do curso de aviação na faculdade, engloba as matérias teóricas do curso de piloto privado de avião, logo após, realizei a prova teórica onde obtive aprovação. E agora? E as tais famosas horas de voo? Como pagar? Por motivos financeiros, só pude fazê-las depois de um certo período. Desânimo? Jamais! Durante as férias da faculdade entre o 3º e o 4º semestre, juntamente com a minha mãe, fizemos um empréstimo no Banco e com este conseguimos pagar o curso prático de piloto privado de avião, o qual realizei em Minas, durante as férias da faculdade. Estudei por 3 anos na faculdade, adquiri muitos conhecimentos com os excelentes professores.

Cursando o último semestre de aviação civil na faculdade, eis que surge uma notícia através da Secretaria de Aviação Civil (SAC) - "Projeto Bolsa Piloto". Lendo o edital, pude observar que para realizar a inscrição no programa, os candidatos tinham que ter a aprovação do exame teórico da ANAC para ambas as bolsas, tanto para a bolsa de piloto privado e também para a bolsa de piloto comercial de avião, a famosa "banca da ANAC". Fiquei impedido de me inscrever, visto que só tinha o meu "brevê" de piloto privado e não tinha feito o exame teórico da ANAC para PC/IFR, por alguns motivos, dentre prazos da ANAC entre outros.

Surge então no site da SAC: Edital Retificado em 22/09. Prazos postergados para entrega do CMA e do comprovante de aprovação na Banca da Teórica da ANAC. O Matheus Carvalho (amigo com quem dividia um quarto e morava em uma república, perto da Universidade), me liga infroma sobre a retificação do edital. Imediatamente me inscrevi no programa e fui pessoalmente na agência da ANAC em São Paulo, não tinha vaga na agência até a data estipulada pelo edital para fazer a prova. Então, pedi ao atendente para marcar a prova para Belo Horizonte - MG, também não tinha vaga, fui consegui uma vaga para a cidade de Curitiba-PR, mas enfim consegui marcar a minha prova. Então, eu tinha praticamente 15 dias para estudar para a prova de PC/IFR e também tirar o CMA de Primeira Classe.

Me organizei, coordenei com professores, sobre faltas, visto que teria que faltar na faculdade durante uma semana onde estaria só estudando me preparando para a prova. Estudei aproximadamente 10 horas por dia e com pequenos intervalos, afinal, tive que aproveitar o máximo possível do tempo que me restava para a prova. Dia da prova, não tive muita dificuldade na maioria das matérias, exceto em Regulamentos de Tráfego Aéreo, onde caiu muitas questões sobre lei do aeronauta, (Direito aeronáutico), nem imaginava que cairia na prova esses tipos de questões. Aí, lembrei-me das aulas de Direito Aeronáutico do querido Professor Nelson Marques.

Terminando de fazer a prova confirmei duas vezes para finalizar o exame, mas na terceira e última confirmação, parei e olhei para o tempo restante para o término da prova - 00:06 min - e pensei: ainda tenho mais 6 minutos, vou rever a matéria que tive mais dificuldade no exame. Analisando bastante uma questão de Regulamentos, desmarquei a letra "B" e marquei a letra "D", resultado final? Acertei 20, 19, 18, 16 nas outras matérias e por fim 14 em Regulamentos, a questão que revi estava errada e a revendo marquei alternativa correta.

A nossa vida é feita de detalhes, e são esses detalhes que fazem a total diferença, fui aprovado na "banca da ANAC' e com essa aprovação consegui disputar uma vaga no "Projeto Bolsa Piloto".

No dia 06/11/15 a alegria transbordava na minha vida, consegui a minha bolsa no Projeto e ainda tive a oportunidade de escolher onde faria o curso prático de piloto comercial de avião, as tais "horas de voo", lembra? Sem dúvida, optei por uma escola onde analisei: a qualidade do ensino, segurança de voo, manutenções de aeronaves, estrutura, entre outras.

Aqui estou na maior e melhor escola de formação de pilotos da américa latina, a EJ. Muito feliz e a cada dia mais perto do meu sonho, aproveitando ao máximo o curso, aprendendo com os excelentes "Professores" Instrutores de Voo (INVA'S) da EJ. Quando olho para trás muitas vezes me emociono e sempre me orgulho por tudo o que passei, pelas lutas, dificuldades, momentos de felicidades e muita perseverança.

Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais, namorada e aos meus amigos queridos, que desde sempre me apoiaram e me incentivaram a lutar pelo meu sonho: SER PILOTO DE AVIÃO!

Gostaria de finalizar incentivando a você leitor a lutar pelos seus objetivos, não desanime jamais, VOCÊ PODE, VOCÊ CONSEGUE, NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!"


Essas foram as palavras do aluno Wemerson Santos Rocha de Medina/MG, participante do Projeto Bolsa Piloto, provando que devemos sonhar e sempre lutar, mesmo que as dificuldades estejam no caminho.

Parabéns Wemerson, e bons voos!

Publicado em 02/06/2016


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Nova aeronave Colt 100 disponível na frota EJ

    O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.

  • Aluno formado pela EJ assume o comando e realiza seu primeiro voo como comandante em uma grande companhia aérea.

    Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.

  • EJ inclui terceira aeronave revitalizada em seu plano de modernização da frota

    A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051