EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

A nossa vida é feita de detalhes e são eles que fazem a total diferença.


"Imagine um menino de uma cidade lá do interior de Minas Gerais, sentado na calçada da sua casa juntamente com a sua mãe, observando o céu e os aviões voando alto "soltando fumaça". Aquela cena me prendia total atenção, eu só queria estar ali dentro da cabine de comando da aeronave. Não parava de olhar enquanto a aeronave não sumisse de vista. Eu falava sempre com a minha mãe: Mainha, eu vou fazer faculdade e ser piloto de avião. Minha mãe concordava com o meu sonho, porém, sempre falava: Isso é muito perigoso meu filho, mas se é o seu sonho então vamos lutar por ele.

Um dia tive a oportunidade de estar em um voo executivo, a convite do meu amigo e cmte. José Vanderlei Gil da Cruz, onde pude confirmar a minha paixão e o caminho a seguir profissionalmente. A chama dentro de mim fortificou e cresceu, tomou conta, meu primeiro voo em uma palavra: inesquecível.

Tive que estudar muito para conseguir uma vaga na faculdade através das oportunidades oferecidas. As dificuldades financeiras nunca foram motivo para me desanimar e consequentemente desistir do meu sonho, não deixava isso me abalar de forma alguma. Fui para a capital mineira, estudei por 2 anos em um cursinho pré-vestibular onde estava me preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizei a prova e depois de um tempo me escrevi no Programa Universidade para Todos (PROUNI), onde consegui uma vaga 100% integral no curso de Aviação Civil, na Universidade Anhembi Morumbi na cidade de São Paulo.

O 1º semestre do curso de aviação na faculdade, engloba as matérias teóricas do curso de piloto privado de avião, logo após, realizei a prova teórica onde obtive aprovação. E agora? E as tais famosas horas de voo? Como pagar? Por motivos financeiros, só pude fazê-las depois de um certo período. Desânimo? Jamais! Durante as férias da faculdade entre o 3º e o 4º semestre, juntamente com a minha mãe, fizemos um empréstimo no Banco e com este conseguimos pagar o curso prático de piloto privado de avião, o qual realizei em Minas, durante as férias da faculdade. Estudei por 3 anos na faculdade, adquiri muitos conhecimentos com os excelentes professores.

Cursando o último semestre de aviação civil na faculdade, eis que surge uma notícia através da Secretaria de Aviação Civil (SAC) - "Projeto Bolsa Piloto". Lendo o edital, pude observar que para realizar a inscrição no programa, os candidatos tinham que ter a aprovação do exame teórico da ANAC para ambas as bolsas, tanto para a bolsa de piloto privado e também para a bolsa de piloto comercial de avião, a famosa "banca da ANAC". Fiquei impedido de me inscrever, visto que só tinha o meu "brevê" de piloto privado e não tinha feito o exame teórico da ANAC para PC/IFR, por alguns motivos, dentre prazos da ANAC entre outros.

Surge então no site da SAC: Edital Retificado em 22/09. Prazos postergados para entrega do CMA e do comprovante de aprovação na Banca da Teórica da ANAC. O Matheus Carvalho (amigo com quem dividia um quarto e morava em uma república, perto da Universidade), me liga infroma sobre a retificação do edital. Imediatamente me inscrevi no programa e fui pessoalmente na agência da ANAC em São Paulo, não tinha vaga na agência até a data estipulada pelo edital para fazer a prova. Então, pedi ao atendente para marcar a prova para Belo Horizonte - MG, também não tinha vaga, fui consegui uma vaga para a cidade de Curitiba-PR, mas enfim consegui marcar a minha prova. Então, eu tinha praticamente 15 dias para estudar para a prova de PC/IFR e também tirar o CMA de Primeira Classe.

Me organizei, coordenei com professores, sobre faltas, visto que teria que faltar na faculdade durante uma semana onde estaria só estudando me preparando para a prova. Estudei aproximadamente 10 horas por dia e com pequenos intervalos, afinal, tive que aproveitar o máximo possível do tempo que me restava para a prova. Dia da prova, não tive muita dificuldade na maioria das matérias, exceto em Regulamentos de Tráfego Aéreo, onde caiu muitas questões sobre lei do aeronauta, (Direito aeronáutico), nem imaginava que cairia na prova esses tipos de questões. Aí, lembrei-me das aulas de Direito Aeronáutico do querido Professor Nelson Marques.

Terminando de fazer a prova confirmei duas vezes para finalizar o exame, mas na terceira e última confirmação, parei e olhei para o tempo restante para o término da prova - 00:06 min - e pensei: ainda tenho mais 6 minutos, vou rever a matéria que tive mais dificuldade no exame. Analisando bastante uma questão de Regulamentos, desmarquei a letra "B" e marquei a letra "D", resultado final? Acertei 20, 19, 18, 16 nas outras matérias e por fim 14 em Regulamentos, a questão que revi estava errada e a revendo marquei alternativa correta.

A nossa vida é feita de detalhes, e são esses detalhes que fazem a total diferença, fui aprovado na "banca da ANAC' e com essa aprovação consegui disputar uma vaga no "Projeto Bolsa Piloto".

No dia 06/11/15 a alegria transbordava na minha vida, consegui a minha bolsa no Projeto e ainda tive a oportunidade de escolher onde faria o curso prático de piloto comercial de avião, as tais "horas de voo", lembra? Sem dúvida, optei por uma escola onde analisei: a qualidade do ensino, segurança de voo, manutenções de aeronaves, estrutura, entre outras.

Aqui estou na maior e melhor escola de formação de pilotos da américa latina, a EJ. Muito feliz e a cada dia mais perto do meu sonho, aproveitando ao máximo o curso, aprendendo com os excelentes "Professores" Instrutores de Voo (INVA'S) da EJ. Quando olho para trás muitas vezes me emociono e sempre me orgulho por tudo o que passei, pelas lutas, dificuldades, momentos de felicidades e muita perseverança.

Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais, namorada e aos meus amigos queridos, que desde sempre me apoiaram e me incentivaram a lutar pelo meu sonho: SER PILOTO DE AVIÃO!

Gostaria de finalizar incentivando a você leitor a lutar pelos seus objetivos, não desanime jamais, VOCÊ PODE, VOCÊ CONSEGUE, NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!"


Essas foram as palavras do aluno Wemerson Santos Rocha de Medina/MG, participante do Projeto Bolsa Piloto, provando que devemos sonhar e sempre lutar, mesmo que as dificuldades estejam no caminho.

Parabéns Wemerson, e bons voos!

Publicado em 02/06/2016


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Plano de modernização: EJ incluirá painel Garmin G3X em 20 aeronaves da frota

    A EJ acaba de dar mais um grande passo visando a formação de alto nível, a revitalização da frota de aeronaves Cessna 152, modelo consagrado e amplamente utilizado na formação de pilotos em todo o mundo. O marco inaugural desse plano foi a entrega do PR-EJD, a primeira aeronave remotorizada e modernizada pela escola, incluindo o Garmin G3X. O projeto, que será executado ao longo de dois anos, prevê a revitalização de 20 aeronaves no total — 10 delas em 2025 e outras 10 em 2026. Cada aeronave passará por um processo completo de atualização, incluindo: -Remotorização, garantindo mais eficiência e confiabilidade operacional;-Atualização de painel, com a incorporação do moderno Garmin G3X, um dos sistemas mais avançados em aviônicos para aviação geral, oferecendo mais precisão, segurança e familiaridade com tecnologias atuais do mercado. -Reforma completa, com renovação do interior das aeronaves para maior conforto. A escolha pelo Cessna 152 como foco do projeto não é por acaso. Trata-se da aeronave de instrução mais aceita no mundo, reconhecida por sua estabilidade, robustez e excelente relação custo-benefício. Na EJ, ela desempenha um papel essencial na formação inicial de pilotos, e agora passa a oferecer ainda mais tecnologia e qualidade. Os alunos já poderão iniciar seus voos com as primeiras aeronaves revitalizadas antes da metade do ano de 2025. Além da grande aceitação da aeronave, a modernização dos Cessna 152 também tem como objetivo alinhar tecnologicamente esse modelo ao restante da frota da EJ, promovendo uma padronização dos recursos disponíveis aos alunos durante sua formação. A escola já conta com Cessna 172 equipados com o painel Garmin G1000 — referência em aviônicos na aviação geral — e com duas aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, recentemente adquiridas, que também trazem recursos modernos e painéis digitais. Com isso, o aluno vivencia uma transição mais fluida entre as diferentes etapas do curso, desenvolvendo desde cedo familiaridade com sistemas embarcados atuais e tecnologias que encontrarão nas aeronaves profissionais ao longo da carreira. Um diferencial fundamental desta iniciativa é que toda a revitalização está sendo realizada pela equipe da EJ Manutenção de Aeronaves, dentro das instalações da própria escola. Isso permite controle total de qualidade e agilidade na entrega, graças à implantação de uma linha de produção própria dedicada ao projeto.Com essa modernização, a EJ reforça seu compromisso com o ensino de alto nível, alinhando seus cursos de piloto às exigências da aviação atual. O objetivo é garantir que os alunos tenham acesso a aeronaves cada vez mais modernas, seguras e tecnicamente atualizadas, refletindo o que encontrarão ao longo de suas carreiras.Mais do que uma atualização técnica, essa ação representa o investimento contínuo da maior escola de aviação da América Latina na excelência operacional e educacional.

  • EJ promove maior festival Aero musical do país e proporciona uma experiência única aos alunos

    No dia 26 de abril de 2025, o céu e a música se uniram em um espetáculo único: o Aero Music Festival, evento promovido pela EJ – Escola de Aviação, que reuniu grandes nomes da aviação brasileira para um dia inteiro de shows aéreos e musicais, sendo palco de um dos maiores show aéreos do Brasil. Durante todo o dia, o evento trouxe ao céu de Itápolis demonstrações técnicas de alto nível, com manobras executadas por grandes pilotos reconhecidos no cenário da aviação acrobática brasileira.Além disso, o festival também contou com a apresentação da Esquadrilha EJ, formada por pilotos da própria escola, que demonstraram entrosamento, disciplina e técnica em formação. A esquadrilha reforça a excelência operacional dos profissionais formados e atuantes na EJ, além de ser um exemplo claro da qualidade dos cursos de piloto oferecidos pela instituição. Os alunos da EJ também estiveram diretamente envolvidos no evento. Para quem está em processo de formação como piloto, essa vivência amplia a compreensão da rotina e das exigências do ambiente aeronáutico, conectando teoria e prática de forma autêntica. A EJ, reconhecida como a maior escola de aviação da América Latina, segue promovendo iniciativas que vão além da sala de aula. O AeroMusic reforça o nosso compromisso com a formação de pilotos, a valorização da aviação no Brasil e a criação de experiências significativas para nossos alunos e para a comunidade. Estamos ansiosos para promover o próximo evento em prol da aviação, até lá, seguimos com o nosso compromisso na formação de pilotos de alto nível.

  • Juliana Fraschetti conquista mais um título pela EJ nos EUA e segue invicta em 2025

    A piloto acrobática Juliana Fraschetti, ex-instrutora da EJ e atualmente na Flight Safety — o maior centro de treinamento de pilotos do mundo — conquistou mais um título internacional representando a EJ. Ela foi a campeã do Sebring Aerobatic Championship, realizado nos dias 25 e 26 de abril, na Flórida (EUA). Durante o campeonato, Juliana alcançou o primeiro lugar nos três voos competitivos, garantindo o título geral e mantendo sua invencibilidade em 2025. Este é seu segundo troféu no ano, e ela já está focada na preparação para os próximos desafios. Suas conquistas são motivo de orgulho não só para a EJ, mas também para toda a aviação brasileira, especialmente na acrobacia aérea, um segmento exigente que envolve técnica apurada, precisão e sangue frio. A presença e o desempenho de Juliana também reforçam a importância da representatividade feminina na aviação, mostrando que há espaço — e destaque — para mulheres em todas as áreas do setor. A EJ tem orgulho de apoiar essa jornada. Juliana começou sua trajetória como aluna e instrutora da escola, e sua formação reflete o compromisso da EJ com a excelência e o preparo profissional. Mesmo atuando hoje na Flight Safety, nos Estados Unidos, sua história continua conectada à EJ e inspira muitos jovens pilotos. Acompanhe a EJ no Instagram para ficar por dentro da rotina de treinos de Juliana!

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051