EJ - Escola de Aviação Civil


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Alguns alunos do Projeto Bolsa Piloto já concluíram o treinamento.


Ao todo, nove alunos dos 42 participantes do Projeto Bolsa Piloto já concluíram as aulas práticas de voo para obtenção de licença de Piloto Privado de Avião (PPA). Um deles é o Natan de Oliveira Lemes de Trindade – GO.

“Aviões sempre me chamaram a atenção, desde criança. Pedia para meus pais comprarem avião de brinquedo, jogo de vídeo-game de avião, desenhava aviões, essas coisas de criança. Mas aquilo tudo era brincadeira, nada mais. Com o passar do tempo fui me interessando cada vez mais por aviões, conhecendo e procurando saber cada vez mais, e me tornei um entusiasta da aviação. Mas a ideia de me tornar piloto de aviões veio há uns quatro anos. Até então eu pensava ser impossível para mim tal profissão, achava muito difícil, caro, para poucos. Não deixa de ser, é verdade, mas fui me informando cada vez mais e fui descobrindo o que era preciso fazer, quais cursos precisaria fazer, etc . Descobri o Curso Superior em aviação e ingressei pelo ProUni; no terceiro período, fiquei sabendo do Projeto Bolsa Piloto. Não pensei duas vezes e decidi não deixar a oportunidade passar. Eu não tinha nenhuma previsão de quando iria começar a fazer minhas aulas práticas, então o programa veio na hora certa, e como escola escolhi a EJ.

No começo, nos primeiros voos, estava meio perdido, estranhei tudo, estava inseguro, em dúvida, agora, ao final do curso, me sinto à vontade à frente dos comandos. Parece até que foi ontem que fiz a PS01, e agorinha mesmo fiz o voo de check. Tenho muito o que agradecer a meus instrutores, com eles aprendi muito, aprendi que aviação significa dedicação, responsabilidade e força de vontade, aprendi aviação com quem ama aviação. As aulas foram muito didáticas e proveitosas, tanto a teoria, no briefing, quanto a prática. A escola fornece um rico material teórico, bastante didático e de fácil entendimento. Uma descrição detalhada e bem elaborada de todo o curso prático. Outro ponto importante a destacar é a confiança que a Escola deposita nos alunos. Não é toda escola que permite aos alunos fazer voo solo tão cedo e navegar solo ainda no curso de PPA. Isso dá uma confiança maior e uma segurança a mais ao aluno, e isso é importante. O aluno ganha mais confiança sem o instrutor do lado.

Quanto à estrutura, a Escola me agradou muito. Me senti acolhido desde o começo por profissionais competentes e comprometidos com a formação de futuros pilotos. Pode passar despercebido, mas isso é uma grande contribuição à Aviação Civil.

Obrigado à SAC-PR, à EJ, aos instrutores, sempre atenciosos, aos funcionários e aos outros alunos também. Todos vocês me ajudaram e percebi que aqui todos querem se ajudar. A aviação precisa disso. Tenho muito a agradecer. Continuem assim. ”, disse Natan.

O projeto

O Programa Bolsa Piloto é uma continuidade das políticas públicas do governo federal e tem como público-alvo estudantes brasileiros que estejam cursando ou sejam egressos de cursos superiores relacionados à aviação civil, como Ciências Aeronáuticas, Tecnológico em Pilotagem Profissional ou Pilotagem Profissional de aeronaves, Engenharia Aeronáutica e Manutenção de Aeronaves, entre outros. Para o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, o programa reforça a integração das políticas sócio-educacionais do governo federal. "O poder público trabalha pela igualdade de oportunidades. O Bolsa Piloto vai atender a um público que tem um sonho, mas não tem condições de realizá-lo".

Uma das exigências do edital era que o interessado fosse ou tenha sido beneficiário do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e detentor de nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) datado a partir do ano de 2010. As etapas eliminatórias e classificatórias para essa primeira turma já ocorreram.

A EJ deseja bons voos e que sempre voe mais alto.

Publicado em 18/02/2016


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • Nova aeronave Colt 100 disponível na frota EJ

    O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.

  • Aluno formado pela EJ assume o comando e realiza seu primeiro voo como comandante em uma grande companhia aérea.

    Natural de Itápolis (SP), Misael Wellington Moro acaba de viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a promoção a comandante e a realização do seu primeiro voo no comando de uma aeronave de uma grande companhia aérea. Sua história, construída com dedicação e disciplina, começou no interior paulista e está diretamente ligada à EJ Escola de Aviação Civil, onde formou as bases sólidas que o levaram ao sucesso profissional. Misael iniciou sua formação aeronáutica em 2007, realizando o curso e treinamento de Piloto Privado no Aeroclube de Itápolis. Em 2008, ingressou na EJ para o curso e treinamento de Piloto Comercial, seguido pelo curso de Instrutor de Voo. Após a formação, permaneceu na escola como instrutor por dois anos, até ser contratado, em outubro de 2010, por uma grande companhia aérea, onde atua até hoje. Durante a carreira, também teve a oportunidade de voar na Europa, atuando por cerca de dois anos em uma companhia sediada em Bruxelas, durante uma licença não remunerada concedida pela empresa. Ao lembrar do momento em que assumiu o comando pela primeira vez, Misael descreve: “Ao comandar meu primeiro voo, um filme passou pela minha cabeça. A sensação era de grande responsabilidade misturada com entusiasmo e um sentimento de missão cumprida, de um sonho que se concretizou. Cada procedimento executado trazia lembranças dos treinamentos intensivos, dos aprendizados em sala de aula e, principalmente, das primeiras horas de voo ainda lá em Itápolis.” Ele credita boa parte dessa segurança e preparação à sua passagem pela EJ: “Sempre gosto de dizer que ter feito o treinamento na EJ. Lá, fui doutrinado no mais alto nível de padronização, pautada nos moldes de empresas de linha aérea. Pude ter contato inicial com painel EFIS, e o ano era 2009/2010, o que foi de suma importância para a adaptação quando comecei a voar jatos. Outro ponto que gostei muito foi como a escola toma como base o uso constante de manuais desde o primeiro dia, trazendo familiaridade com o que ocorre nas grandes empresas de linha aérea e também muita segurança para os voos.” Com a conquista do posto de comandante, Misael reforça que a paixão por aviões foi o grande motor da sua jornada: “Não posso deixar de mencionar também que o fato de ser natural de uma cidade que abriga a maior escola de aviação da América Latina foi um fator fundamental na minha escolha. Quem passou por Itápolis sabe que é contagiante ver os aviões sobrevoando a cidade durante os treinamentos. Eu morava bem abaixo da trajetória da perna do vento da pista 19, o que aumentou ainda mais minha vontade de me tornar piloto.” O diretor da EJ, Cmte. Josué de Andrade, também celebrou a conquista: “Formar comandantes é sempre motivo de orgulho, mas quando são filhos da nossa cidade natal, a emoção é ainda maior. O Misael leva consigo não apenas a bandeira da EJ, mas também o nome de Itápolis para o mundo da aviação, mostrando que nossa cidade é, de fato, um berço de grandes pilotos.” A EJ parabeniza Misael Wellington Moro por essa conquista tão significativa. Histórias como a dele reforçam nosso compromisso em formar pilotos de alto nível, prontos para assumir posições de liderança na aviação e voar cada vez mais alto.

  • EJ inclui terceira aeronave revitalizada em seu plano de modernização da frota

    A EJ Manutenção de Aeronaves dá mais um passo importante no seu plano estratégico de modernização da frota Cessna 152. Acabou de ser entregue a terceira aeronave totalmente revitalizada , o PR‑EJS, que agora retorna ao serviço atendendo à base de Jundiaí.Esse movimento integra o plano de modernização iniciado em 2025, que prevê a revitalização completa de 20 aeronaves ao longo de dois anos: 10 em 2025 e outras 10 em 2026. Cada Cessna 152 passa por remotorização para maior eficiência, recebe o moderno painel Garmin G3X, referência em aviônica geral, e tem seu interior renovado para oferecer mais conforto aos alunos e instrutores.A modernização dos Cessna 152 é uma estratégia cuidadosamente pensada. Considerada a aeronave de instrução mais aceita no mundo, sua estabilidade, robustez e relação custo-benefício fazem dela a base ideal para elevar os padrões de ensino com tecnologia de ponta.As próximas aeronaves já estão no processo de revitalização e serão reintegradas à frota à medida que forem concluídas. Tudo realizado pela equipe interna da EJ Manutenção, garantindo controle total de qualidade, agilidade e alinhamento com os mais altos padrões de excelência.A cada entrega, reforçamos nosso compromisso com a formação de pilotos altamente capacitados, preparados hoje para voar com segurança e tecnologia, e prontos amanhã para a aviação profissional.

DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051