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O Programa é uma iniciativa do Governo Federal
A EJ Escola de Aviação Civil foi a instituição de ensino escolhida por mais de 76% dos candidatos aprovados pelo Bolsa Piloto. O Programa, que é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvida em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e apoio do Ministério da Educação (MEC) e oferece aos candidatos selecionados bolsa de aulas práticas de voo para obtenção de licença de Piloto Privado de Avião (PPA) ou de Piloto Comercial de Avião (PCA) com a habilitação multimotor e voo por instrumentos.
Quatro instituições de ensino foram selecionadas, a EJ Escola de Aeronáutica Civil e o Aeroclube de Rio Claro no interior do estado de São Paulo, o Aeroclube de Ponta Grossa, no Paraná e o Aeroclube de Eldorado do Sul no Rio Grande do Sul.
São 42 alunos pilotos selecionados para o curso de PP e 13 selecionados para o curso de PC, apenas a EJ e o Aeroclube de Eldorado do Sul foram as entidades selecionadas para oferecer os cursos de PCA.
Preferência no PPA
Entre os 42 bolsistas para o curso de PP, 32 (76,2%) escolheram a EJ. O Aeroclube de Ponta Grossa foi escolhido por por 4 alunos (9,5%), O Aeroclube de Rio Claro foi escolhido por 5 (11,9%) e o Aeroclube de Eldorado do Sul foi escolhido por apenas um aluno, resultando em uma porcentagem de 2,3%.
Preferência no PCA
Entre as duas qualificadas para serem escolhidas para os 13 bolsistas do curso de Piloto Comercial, a EJ foi escolhida por 10 (76,9%) e o Aeroclube de Eldorado do Sul foi escolhido por três alunos (23,01%).
Para Josué Andrade, diretor da EJ Escola de Aviação Civil, essas altas porcentagens de preferência pela EJ significa reconhecimento pela qualidade. "São muitos anos de investimento em qualidade e padronização de instrução. Por fim ficamos muito satisfeitos com isso, porque essa é uma escolha genuína pela qualidade, onde não envolve nenhuma negociação comercial de valores entre os alunos e as escolas", diz.
Para a formação dos bolsistas do curso de Piloto Privado foi montada uma comissão interna na equipe de direção de instrução para atender esses alunos, já que o curso de PPA oferecido pela Bolsa é um pouco mais curto que o oferecido normalmente pela EJ Escola de Aviação Civil. No programa de PPA padrão oferecido pela EJ, o total é de 46 horas de voo, e neste, da Bolsa, é de 37 horas. "O nosso padrão de formação já é bem mais sequencial e eficiente que a média, por isso nossos alunos conseguem fazer 10 horas de voo solo, inclusive de navegações, mas neste caso, não atrapalhará o desempenho, porque toda a turma fará o curso no tempo adequado, sem muito espaço de tempo entre uma aula e outra", diz João Paulo Amado, instrutor da EJ e coordenador dos cursos práticos.
O curso padrão da EJ é planejado para alunos que fazem os cursos em diversos rítmos, desde alunos que fazem o curso compactos, voando em um mês, a alunos que fazem o curso voando apenas aos fins de semana, o que acaba consumindo um pouco mais de horas de voo para que se formem aviadores, por isso, Josué Andrade, diretor da EJ, não acredita que o curso com 37 horas gere algum tipo de dificuldade, mas ele dá dicas aos bolsistas: "É importante que essa turma respire aviação, que estudem bem os manuais e prestem atenção redobrada nos briefings e debriefings, além de trocarem experiências e ideias entre os colegas, para que nenhuma hora de voo seja mal aproveitada com distrações. É importante ter um bom rendimento para que os alunos façam seus voos solo, o que achamos essencial para uma formação verdadeira", diz.
"Nós estamos elaborando um material diferenciado para enviar para esses alunos, assim eles já podem ir se antecipando aos estudos, assim não chegam tão cru no início das aulas práticas e aumentam o aproveitamento", conta Amado sobre o plano de ensino mais curto.
O Programa Bolsa Piloto é uma continuidade das políticas públicas do governo federal e tem como público-alvo estudantes brasileiros que estejam cursando ou sejam egressos de cursos superiores relacionados à aviação civil, como Ciências Aeronáuticas, Tecnológico em Pilotagem Profissional ou Pilotagem Profissional de aeronaves, Engenharia Aeronáutica e Manutenção de Aeronaves, entre outros. Para o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, o programa reforça a integração das políticas sócio-educacionais do governo federal. "O poder público trabalha pela igualdade de oportunidades. O Bolsa Piloto vai atender a um público que tem um sonho mas não tem condições de realizá-lo".
Uma das exigências do edital era que o interessado fosse ou tenha sido beneficiário do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e detentor de nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) datado a partir do ano de 2010. As etapas eliminatórias e classificatórias para essa primeira turma já ocorreram.
Veja aqui o resultado das escolhas dos alunos no site da Secretaria de Aviação Civil.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
A EJ acaba de dar mais um grande passo visando a formação de alto nível, a revitalização da frota de aeronaves Cessna 152, modelo consagrado e amplamente utilizado na formação de pilotos em todo o mundo. O marco inaugural desse plano foi a entrega do PR-EJD, a primeira aeronave remotorizada e modernizada pela escola, incluindo o Garmin G3X. O projeto, que será executado ao longo de dois anos, prevê a revitalização de 20 aeronaves no total — 10 delas em 2025 e outras 10 em 2026. Cada aeronave passará por um processo completo de atualização, incluindo: -Remotorização, garantindo mais eficiência e confiabilidade operacional;-Atualização de painel, com a incorporação do moderno Garmin G3X, um dos sistemas mais avançados em aviônicos para aviação geral, oferecendo mais precisão, segurança e familiaridade com tecnologias atuais do mercado. -Reforma completa, com renovação do interior das aeronaves para maior conforto. A escolha pelo Cessna 152 como foco do projeto não é por acaso. Trata-se da aeronave de instrução mais aceita no mundo, reconhecida por sua estabilidade, robustez e excelente relação custo-benefício. Na EJ, ela desempenha um papel essencial na formação inicial de pilotos, e agora passa a oferecer ainda mais tecnologia e qualidade. Os alunos já poderão iniciar seus voos com as primeiras aeronaves revitalizadas antes da metade do ano de 2025. Além da grande aceitação da aeronave, a modernização dos Cessna 152 também tem como objetivo alinhar tecnologicamente esse modelo ao restante da frota da EJ, promovendo uma padronização dos recursos disponíveis aos alunos durante sua formação. A escola já conta com Cessna 172 equipados com o painel Garmin G1000 — referência em aviônicos na aviação geral — e com duas aeronaves Tecnam P92 Echo MkII, recentemente adquiridas, que também trazem recursos modernos e painéis digitais. Com isso, o aluno vivencia uma transição mais fluida entre as diferentes etapas do curso, desenvolvendo desde cedo familiaridade com sistemas embarcados atuais e tecnologias que encontrarão nas aeronaves profissionais ao longo da carreira. Um diferencial fundamental desta iniciativa é que toda a revitalização está sendo realizada pela equipe da EJ Manutenção de Aeronaves, dentro das instalações da própria escola. Isso permite controle total de qualidade e agilidade na entrega, graças à implantação de uma linha de produção própria dedicada ao projeto.Com essa modernização, a EJ reforça seu compromisso com o ensino de alto nível, alinhando seus cursos de piloto às exigências da aviação atual. O objetivo é garantir que os alunos tenham acesso a aeronaves cada vez mais modernas, seguras e tecnicamente atualizadas, refletindo o que encontrarão ao longo de suas carreiras.Mais do que uma atualização técnica, essa ação representa o investimento contínuo da maior escola de aviação da América Latina na excelência operacional e educacional.
No dia 26 de abril de 2025, o céu e a música se uniram em um espetáculo único: o Aero Music Festival, evento promovido pela EJ – Escola de Aviação, que reuniu grandes nomes da aviação brasileira para um dia inteiro de shows aéreos e musicais, sendo palco de um dos maiores show aéreos do Brasil. Durante todo o dia, o evento trouxe ao céu de Itápolis demonstrações técnicas de alto nível, com manobras executadas por grandes pilotos reconhecidos no cenário da aviação acrobática brasileira.Além disso, o festival também contou com a apresentação da Esquadrilha EJ, formada por pilotos da própria escola, que demonstraram entrosamento, disciplina e técnica em formação. A esquadrilha reforça a excelência operacional dos profissionais formados e atuantes na EJ, além de ser um exemplo claro da qualidade dos cursos de piloto oferecidos pela instituição. Os alunos da EJ também estiveram diretamente envolvidos no evento. Para quem está em processo de formação como piloto, essa vivência amplia a compreensão da rotina e das exigências do ambiente aeronáutico, conectando teoria e prática de forma autêntica. A EJ, reconhecida como a maior escola de aviação da América Latina, segue promovendo iniciativas que vão além da sala de aula. O AeroMusic reforça o nosso compromisso com a formação de pilotos, a valorização da aviação no Brasil e a criação de experiências significativas para nossos alunos e para a comunidade. Estamos ansiosos para promover o próximo evento em prol da aviação, até lá, seguimos com o nosso compromisso na formação de pilotos de alto nível.
A piloto acrobática Juliana Fraschetti, ex-instrutora da EJ e atualmente na Flight Safety — o maior centro de treinamento de pilotos do mundo — conquistou mais um título internacional representando a EJ. Ela foi a campeã do Sebring Aerobatic Championship, realizado nos dias 25 e 26 de abril, na Flórida (EUA). Durante o campeonato, Juliana alcançou o primeiro lugar nos três voos competitivos, garantindo o título geral e mantendo sua invencibilidade em 2025. Este é seu segundo troféu no ano, e ela já está focada na preparação para os próximos desafios. Suas conquistas são motivo de orgulho não só para a EJ, mas também para toda a aviação brasileira, especialmente na acrobacia aérea, um segmento exigente que envolve técnica apurada, precisão e sangue frio. A presença e o desempenho de Juliana também reforçam a importância da representatividade feminina na aviação, mostrando que há espaço — e destaque — para mulheres em todas as áreas do setor. A EJ tem orgulho de apoiar essa jornada. Juliana começou sua trajetória como aluna e instrutora da escola, e sua formação reflete o compromisso da EJ com a excelência e o preparo profissional. Mesmo atuando hoje na Flight Safety, nos Estados Unidos, sua história continua conectada à EJ e inspira muitos jovens pilotos. Acompanhe a EJ no Instagram para ficar por dentro da rotina de treinos de Juliana!
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC Número 051
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