EJ - Escola de Aviação Civil


Cursos

EAD - Ensino a Distância (PCA Teórico)


Essa nova ferramenta tem como principal objetivo disponibilizar às pessoas que desejam realizar o curso teórico de Piloto Comercial e Voo por Instrumentos e que não possuam tempo para frequentar um curso integralmente no modelo presencial.

O Cursos de Piloto Comercial/IFR EAD da EJ permite que o aluno realize o curso individualmente sem a necessidade de inicia-lo e conclui-lo em turmas e datas específicas, ou seja, o aluno adquire o curso e pode inicia-lo imediatamente.


Orientações sobre as atividades

Em nossa plataforma de ensino, você encontrará aquilo de que necessita para bem conduzir os seus estudos. Você navegará pelas disciplinas de forma dinâmica e prática, sendo informado pelo sistema aquilo que já foi completado e aquilo que ainda resta ser feito.

O sistema lhe avisará sobre aquilo que é obrigatório e aquilo que é opcional. Encontrará aulas em vídeos, mas também exercícios propostos e leituras recomendadas.


Grade Curricular e Distribuição das Disciplinas

Em cumprimento às diretrizes estabelecidas pela a ANAC, a programação do curso obedece a distribuição por ciclos (básico, técnico e complementar). Durante o curso haverá obrigatoriamente 02 encontros presenciais.

O aluno deverá realizar o seu curso respeitando as seguintes regras:


- As disciplinas são organizadas em três blocos sequenciais: Básico, Técnico e Complementar;
- Considera-se concluída a disciplina em que o aluno, tendo percorrido todo o seu conteúdo e realizado as atividades propostas, realizou avaliação online;


As disciplinas que serão cursadas são:

- Palestra “O piloto comercial de Avião: Preparação e Atividade” e “Apresentação da EJ”;
- Segurança de Voo;
- Inglês Técnico;
- Conhecimentos Técnicos da aeronave;
- Meteorologia;
- Teoria de Voo;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo;
- Navegação Aérea;
- A Aviação Civil;
- Segurança na aviação contra atos de interferência ilícita;
- Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
- Regulamentação da Aviação Civil;
- Física;
- Matemática;
- Instrução Aeromédica.


Tutoria

O curso é projetado para que o aluno usufrua de autonomia em seus estudos, entretanto, seguem muito relevantes as interações humanas. Para cada tipo de necessidade de interação, desenhou-se um tipo de tutoria. São elas:

Tutoria de conteúdo – O professor-tutor responde a dúvidas sobre o conteúdo ministrado, propõe exercícios e atividades, enfim, orienta o aluno para que obtenha melhor desempenho;

Tutoria da plataforma – A equipe técnica esclarece dúvidas sobre o uso de recursos da plataforma de ensino à distância;

Tutoria de curso – A Coordenação orienta sobre questões atinentes à organização do curso, de suas disciplinas, de seus pré-requisitos, além de colher sugestões e reclamações para a melhoria contínua dos processos de ensino.


O contato entre aluno e escola estabelece-se sob duas formas:

a. Canais interativos – São aqueles em que os interlocutores encontram-se simultaneamente disponíveis para o ato de comunicação. São eles:
- Chat – Para as tutorias de conteúdo (agendadas em dia e hora divulgados ao longo do curso);
- Telefone – Para as tutorias de tecnologia e de curso (de segunda a sexta, entre 9:00 e 18:00 hs);

b. Canais não interativos – São aqueles em que os interlocutores não estão simultaneamente disponíveis para o ato de comunicação.
Os canais não interativos respondem em até 48 horas úteis do acionamento.


Aprovação

Para cada disciplina, o aluno fará dois exames: o primeiro, em modalidade online. O segundo, em modalidade presencial;

O contínuo acompanhamento dos alunos é feito no transcorrer de cada uma das partes do curso, significando dizer que o aluno será avaliado em todas as disciplinas curriculares.

O aluno será avaliado quanto à sua:

- Aprendizagem (ou rendimento):
- Participação em cada disciplina da parte teórica:
- Frequência em cada disciplina da parte teórica:


Certificado de Conclusão do Curso Teórico

O Certificado será entregue diretamente ao aluno ao término do curso via online, mediante aprovação dentro dos limites anteriormente citados.


Uma estrutura de apoio de primeira
linha está à sua espera, saiba mais
sobre o que a EJ oferece

Infraestrutura


    Mural Informativo


  • Instrutores de voo da EJ se preparam com o Curso de Cartas Jeppesen

    Na última terça-feira (08) os instrutores de voo da Unidade de Jundiaí realizaram o curso de Cartas Jeppesen.

    Sempre alinhados com as exigências do mercado de trabalho, nossos instrutores se dedicaram a este importante tema, atualmente requisitado nas seleções das Cias Aéreas. É mais um passo dado rumo ao sonho de se tornar Piloto de Linha Aérea.

    Esse curso tem como objetivo apresentar ao piloto uma metodologia de interpretação das cartas, demonstrando o uso prático desses materiais e as suas principais fontes de consulta. Com carga horária de 8 horas, o treinamento é distribuído em 4 módulos, sendo:

    Módulo 1: Cartas de Solo
    Módulo 2: SID - Cartas de saída por instrumentos
    Módulo 3: Cartas de rota
    Módulo 4: IAC/STAR - Cartas de chegada e aproximação por instrumentos

    Para realizá-lo, o piloto deve possuir a habilitação IFR ou pelo menos estar em fase avançada do treinamento IFR.

    O curso é oferecido na Unidade de São Paulo, ao lado do Aeroporto de Congonhas.

    Contato: 11 3459 5233
    WhatsApp: 11 94159 2768

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  • EJ fecha parceria com ATT e ABRAPAC e oferece descontos aos associados

    A EJ São Paulo fechou uma parceria com a Associação de Tripulantes da Tam e Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil.

    Os associados agora têm desconto de 15% sobre qualquer curso oferecido pela EJ São Paulo. Localizada na Rua Baronesa de Bela Vista, nº 360 - ao lado do Aeroporto de Congonhas, a Unidade oferece os seguintes cursos teóricos:

    Formação inicial
    - Piloto Privado de Avião
    - Piloto Comercial de Avião
    - Instrutor de Voo de Avião
    - Comissário de Voo
    - Mecânico de Manutenção de Aeronaves

    Extracurriculares
    - Jet Training
    - Inglês Técnico preparatório para a prova ICAO
    - Airline Pilot Interview
    - CRM
    - Performance de Aeronave a Jato

    Para obter os descontos, que inclusive são concedidos aos filhos e cônjuges, basta o associado apresentar a sua carteirinha ou documento que demonstre o vínculo.

    Faça-nos uma visita ou então entre em contato com nossa equipe de atendimento:

    E-mail: contato@ej.com.br
    Fone: (11) 3459 5233
    WhatsApp: (11)  94159 2768

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  • EJ manda equipe para o Campeonato Nacional de Acrobacias Aéreas CBA

     A EJ Escola de Aeronáutica Civil está enviando três competidores para o Campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas, que ocorrerá entre os dias 3 e 5 de agosto, na Base da Força Aérea Brasileira em Pirassununga, interior de São Paulo. A competição é organizada pela CBA, Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas e pelos militares da Esquadrilha da Fumaça.

    Das cinco categorias em que ocorrerão competições, integrantes da equipe EJ vão concorrer em três diferentes. Juliana Fraschetti, instrutora de Acrobacias Aéreas da EJ e que foi o troféu Piloto Revelação no Campeonato Nacional 2016, concorrerá na Categoria Primary. Na Categoria Sportsman concorrerá Filipe Rafaeli, que já foi campeão Brasileiro da categoria quatro vezes, de 2002 a 2005 e é um dos responsáveis pelo marketing da EJ, e na categoria Intermediária, Pedro Tolomei, estreante na categoria, e que foi Campeão na Sportsman em 2016. Tolomei tem feito clínicas de treinamento junto a EJ para ajudar a introduzir o esporte na escola. Juliana Fraschetti e Pedro Tolomei concorrerão com o Pitts S2C, biplano de 285hp e Filipe Rafaeli concorrerá com a aeronave Decathlon, de 150hp.

    Como funcionam as competições
    Os campeonatos de Acrobacia tem julgamento técnico, onde todos os pilotos executam suas sequencias. Os juízes ficam no solo e contam pontos por ângulos das manobras, rotações, linhas e proas. Na categoria Primary e Sportsman são dois voos, e na categoria Intermediária, três. Além dessas três categorias, existem mais duas: a Avançada e a Ilimitada. Elas são separadas por potências dos aviões e complexibilidade das sequências. Um Decathlon consegue voar, sendo competitivo, desde a Primary até a categoria Sportsman e um Pitts S2C voa desde a Primary até a categoria Avançada.

    Para categorias superiores são necessários aviões como o Extra 300/330 ou o Russo Sukhoi 31 ou 26, estes com mais de 300 hp cada. A Low line, ou seja, a altitude mínima que os aviões podem voar durante a competição, tanto na categoria Primary como a Sportsman, é de 1500 pés, e na categoria Intermediária, 1200 pés. Baixando progressivamente até 300 ft na categoria Ilimitada. As categorias mais concorridas nos campeonatos nacionais são a Primary e a Sportsman, na edição de 2016 da competição, tiveram 12 e 17 competidores respectivamente. Mais quatro na Intermediária, dois na avançada e três na Ilimitada.

    Expectativas
    Francis Barros, um dos idealizadores do evento crê em uma competição interessante este ano. “Um campeonato competitivo e com novidades, com presença de mais mulheres”, afirma. Além disso, os organizadores do evento tem investido em uma qualificação maior dos juizes da competição e desta vez está trazendo Marty Flournoy, norteamericano que será um dos Juizes do Campeonato Mundial de Acrobacias. Em anos anteriores, John Gaillard, sul africano que havia sido juiz chefe de Campeonatos Mundiais, foi juiz do Nacional e ajudou a balizar os juizes Brasileiros.

    Acrobacias como ferramenta de aprimoramento e segurança de voo
    A EJ tem investido nos últimos anos na Acrobacia Aérea como mecanismo de aprimoramento da qualidade de voo e segurança, desde a implantação do curso de Upset Recovery, que usa técnicas da acrobacia aérea, como o treinamento de parafusos, por exemplo, para melhorar a qualidade dos pilotos, até o curso de acrobacias aéreas. “É importante saber a acrobacia aérea, pelo menos o Upset Recovery, que não chega a ser um voo acrobático, mas faz algumas manobras com o objetivo de estudo, mas se o aluno gostar do tipo de voo, nós os incentivamos a seguir para a acrobacia de precisão, que é segura e feita com bons limites de altura”, diz Josué Andrade, diretor da EJ. “O próximo passo da EJ é adquirir um avião de acrobacia de precisão, hoje, com os Cessnas Aerobat, ensiamos apenas as acrobacias mais clássicas nele, não podendo ter um voo sustentado no dorso, por exemplo, enquanto isso temos incentivado competidores e já patrocinamos uma competição organizada pelo Aeroclube de Itápolis, o I Troféu Alberto Bertelli, ocorrido em 2016, no Aeroclube, e ano que vem tem mais”, complementa Josué Andrade.

    Entrada
    A entrada no evento é gratuita, e os pilotos e aviões ficarão no Hangar da Esquadrilha da Fumaça, para poder ter acesso como visitante, a CBA solicita que o cadastro no link abaixo seja preenchido. http://acrobacia.org.br/campeonato/inscricao

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157