EJ - Escola de Aviação Civil


Cursos

Upset Recovery


Quando o estol acontece? Como identificar que um estol está prestes a acontecer?

Quando um piloto atua, intencionalmente, nos comandos de voo ou no motor da aeronave ou, ainda, em ambos, com a intenção de mudar a atitude e altitude ele está realizando uma manobra aérea.

Este curso usa os conhecimentos adquiridos e difundidos na acrobacia aérea para elevar substancialmente a capacidade e habilidade dos pilotos. Saber prevenir e sair de um parafuso, recuperar de uma atitude adversa, entender as características do estol em curva e, ainda, julgar melhor seus limites.

O treinamento de recuperação de Upset Recovery, estol avançado, entrada e saída de parafusos melhora muito a habilidade dos pilotos e ajuda a evitar acidentes. A FAA, órgão equivalente a ANAC nos EUA, exige esse curso para seus instrutores de voo nos EUA. O treinamento envolve o reconhecimento de situações do estol, a prevenção e a recuperação de parafusos. O curso não é obrigatório no Brasil, mas a EJ recomenda para todos os seus alunos. A EJ oferece este curso a partir de 2015 e será obrigatório a partir de 2016 para o aluno se formar em PC.

A FAA, órgão equivalente a ANAC nos EUA, bem como a EASA, órgão equivalente na Europa exigem esse curso para seus instrutores de voo. O curso ainda não é obrigatório no Brasil, mas a EJ recomenda para todos os seus alunos e instrutores de voo.


Experiência

Destinado a pilotos em geral, com ou sem experiência.


Você pode

Acumular horas para o PCA. Voar mais confiante, seguro e suave nos comandos. Conhecer melhor seus limites.


Próxima etapa

Realizar o Curso Básico de Acrobacias e, posteriormente, se tornar um desportista através do Curso de Acrobacias de Competição.


Pré-requisitos

CMA (primeira, segunda ou quarta classe). CPR ou PPA.


Matérias

- Desorientação Espacial
- Chandelle
- Oito Preguiçoso
- Curvas de Grande (60o)
- Estóis (na reta, em curva, com/sem motor)
- Parafuso normal (01 volta)
- Recuperação de Atitudes Anormais.


Treinamento prático

4 horas totais, em 6 voos de 40 minutos cada. O programa pode ser executado entre 4 e 6 dias (não é necessária a formação de turmas para dar início).


Aeronave utilizada

Cessna A152 “Aerobat”. Uma das melhores e mais seguras aeronaves do mundo para o treinamento de manobras. Aeronave certificada na categoria acrobática.


Veja mais fotos


Upset Recovery


Aluno voa e navega solo. De verdade.
Este é um princípio de formação de
aviadores na EJ Escola de Aeronáutica

Ver Video


    Mural Informativo


  • Esquadrilha EJ: dois estados, um final de semana

    A Esquadrilha EJ está se preparando para um final de semana agitado com demonstrações no estado de Minas Gerais e São Paulo. No sábado a apresentação ocorrerá na cidade de Pará de Minas, ao lado da capital mineira, já no domingo em Araras, no interior do estado de São Paulo.

    O Aero Rock na cidade de Pará de Minas acontecerá nos dias 24 e 25. O evento que teve sua primeira edição no ano de 2010 conta com demonstrações aéreas e também shows de rock, como o próprio nome do evento diz, é a sintonia entre a aviação e o rock n’ roll. A apresentação da Esquadrilha EJ será no sábado, dia 24.

    Na cidade de Araras, no interior de São Paulo, acontecerá também nos dias 24 e 25 o Aero Fest, primeira edição do evento que conta com diversas atrações confirmadas. A chegada e o voo da Esquadrilha EJ será no domingo, dia 25, com demonstração agendada para 14:30.

    “O maior desafio é contar com a meteorologia favorável, coisa que não podemos controlar” conta o piloto #2 Ala Direita Marcelo Valério, Operações da Esquadrilha EJ. “Nossa navegação é visual, contamos apenas com os instrumentos básicos na aeronave” conclui.

    Nas duas localidades a Esquadrilha EJ conta com o apoio no solo além da nossa loja com produtos da EJ.

    Voe mais alto

  • Esquadrilha EJ no Arraiá Aéreo do Astronauta Marcos Pontes

    Neste final de semana, 10 e 11 de junho, a Esquadrilha EJ irá voar para perto de casa. Acontecerá na cidade de Bauru o Arraiá Aéreo, show aéreo que promete ser um das maiores do calendário 2017.

    Bauru está a apenas 35 minutos de voo, com os nossos Cessna 152 Aerobat. Nossa equipe de três pilotos, um mecânico e uma assistente de solo estarão presentes nos dois dias de evento. As demonstração estão agendadas para 17:10 no sábado e 12:30 no domingo.

    O Arraiá Aéreo - Inspirando Gerações é um evento realizado pela Fundação Astronauta Marcos Pontes com apoio da Prefeitura de Bauru.

    A festa traz demonstrações aéreas, exposições de aviões e veículos civis e militares, simuladores de voo e muitas atividades ligadas à ciência e tecnologia, como exposições do universo aeroespacial, oficinas de robótica, engenharia, astronomia e palestras sobre carreiras. Tudo no clima cultural repleto de shows musicais e de tradições das festas juninas.

    Nas suas duas primeiras edições, compareceram 25.000 e 40.000 pessoas. Em 2017, é esperado um público de 50.000 pessoas de toda a região.

    Confira no site as atrações e programação: www.eventoaereo.com.br

    Voe mais alto

  • Aluno e Instrutor da EJ: Victor Benetti contratado na aviação comercial

    Victor Benetti é natural de Santa Adélia, interior do estado de São Paulo. Iniciou seus cursos na EJ em 2010, após foi contratado como Instrutor de Voo na Unidade Jundiaí e agora despede-se para voar na aviação comercial.

    Seu treinamento foi iniciado na Unidade Itápolis, onde obteve a licença de Piloto Privado. Acompanhou toda a rotina operacional da escola trabalhando em operações, coordenação e escala de voo. Transferido para Jundiaí concluiu o PC, IFR e INVA. Na instrução de voo foi liberado em todos os equipamentos e manteve sua proficiência completando mais de 2 mil horas.

    "Para quem está começando, que fique a ciência de que não será fácil, mas que a recompensa para os que persistirem será muito maior que qualquer sacrifício. Para os que estão no processo seletivo, que permaneçam com o máximo de confiança, pois só cada um sabe o quanto dedicado fora para estar ali com tal oportunidade e isso é com certeza notado pelos os que estão a sua volta" conta Benetti.

    Voe mais alto.

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157