EJ - Escola de Aviação Civil


Cursos

Introdução ao Voo a Vela


O curso prático tem duração de dois dias, dividido em cinco reboques, onde serão aplicados todos os itens apresentados na parte teórica.

A EJ Escola de Aviação em parceria com o Aeroclube de Itápolis, oferece o curso de Noções Básicas sobre Voo a Vela, com o intuito de melhorar as habilidades mais importantes do piloto, como sensibilidade aos controles e respostas do avião, além de ser fundamental para a formação e aprimoramento.


Sem motor e pouquíssimo peso, o voo de planador é o que mais se aproxima do voo dos pássaros, com exceção do voo livre. Portanto, é o voo mais puro que se pode fazer em um avião. Nele, você sente, ao cortar o ar, a influência dos movimentos verticais e horizontais da atmosfera, noção corporal essencial ao voo seguro, mesmo com toda a tecnologia atual.


Pela sua baixa velocidade, o planador geralmente tem resposta mais lenta nos controles, obrigando seu corpo a entrar em sintonia com o equipamento e desenvolver a capacidade de prever o comportamento do avião, antes dele responder ao seu comando no manche e pedais. Em suma, quem pilota planadores terá sempre muito mais facilidade e habilidade para voar do que os outros pilotos que não fazem o voo a vela.


O Curso de Noções Básicas sobre Voo a Vela tem como principais vantagens:

- Desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe;
- Desenvolvimento de habilidades de voo preciso;
- Melhora a atitude e julgamento para tomada de decisão;
- Melhora o planejamento;
- Caso o aluno tenha interesse em dar continuidade no curso de Planador, os reboques abatem no total de horas para obtenção da habilitação de PPL;
- Companhias aéreas europeias utilizam o treinamento de voo a vela para desenvolvimento das habilidades do piloto.


Com profissionais preparados e infraestrutura modernizada, a EJ e o Aeroclube de Itápolis irão ministrar o treinamento teórico e prático, com duração de três dias, onde serão abordados os seguintes assuntos:


Treinamento Teórico (01 dia).

- Conhecimentos Técnicos da Aeronave;
- Técnicas de Reboque;
- Decolagem;
- Voo Planado;
- Voo em Térmica;
- Sinais Visuais de Operação;
- Procedimentos de Emergência;
- Cone de Segurança;
- Circuito de Tráfego;
- Pouso.


O curso prático tem duração de dois dias, dividido em cinco reboques, onde serão aplicados todos os itens apresentados na parte teórica. O treinamento será realizado no Aeroclube de Itápolis a bordo do Nhapecan. Este planador de duplo comando possui características de voo que o tornam altamente adequado aos voos de aprendizado.

Para início do treinamento não é necessário formar turmas e ao final do curso será entregue um certificado.

Veja mais fotos


Uma estrutura de apoio de primeira
linha está à sua espera, saiba mais
sobre o que a EJ oferece

Infraestrutura


    Mural Informativo


  • Esquadrilha EJ: dois estados, um final de semana

    A Esquadrilha EJ está se preparando para um final de semana agitado com demonstrações no estado de Minas Gerais e São Paulo. No sábado a apresentação ocorrerá na cidade de Pará de Minas, ao lado da capital mineira, já no domingo em Araras, no interior do estado de São Paulo.

    O Aero Rock na cidade de Pará de Minas acontecerá nos dias 24 e 25. O evento que teve sua primeira edição no ano de 2010 conta com demonstrações aéreas e também shows de rock, como o próprio nome do evento diz, é a sintonia entre a aviação e o rock n’ roll. A apresentação da Esquadrilha EJ será no sábado, dia 24.

    Na cidade de Araras, no interior de São Paulo, acontecerá também nos dias 24 e 25 o Aero Fest, primeira edição do evento que conta com diversas atrações confirmadas. A chegada e o voo da Esquadrilha EJ será no domingo, dia 25, com demonstração agendada para 14:30.

    “O maior desafio é contar com a meteorologia favorável, coisa que não podemos controlar” conta o piloto #2 Ala Direita Marcelo Valério, Operações da Esquadrilha EJ. “Nossa navegação é visual, contamos apenas com os instrumentos básicos na aeronave” conclui.

    Nas duas localidades a Esquadrilha EJ conta com o apoio no solo além da nossa loja com produtos da EJ.

    Voe mais alto

  • Esquadrilha EJ no Arraiá Aéreo do Astronauta Marcos Pontes

    Neste final de semana, 10 e 11 de junho, a Esquadrilha EJ irá voar para perto de casa. Acontecerá na cidade de Bauru o Arraiá Aéreo, show aéreo que promete ser um das maiores do calendário 2017.

    Bauru está a apenas 35 minutos de voo, com os nossos Cessna 152 Aerobat. Nossa equipe de três pilotos, um mecânico e uma assistente de solo estarão presentes nos dois dias de evento. As demonstração estão agendadas para 17:10 no sábado e 12:30 no domingo.

    O Arraiá Aéreo - Inspirando Gerações é um evento realizado pela Fundação Astronauta Marcos Pontes com apoio da Prefeitura de Bauru.

    A festa traz demonstrações aéreas, exposições de aviões e veículos civis e militares, simuladores de voo e muitas atividades ligadas à ciência e tecnologia, como exposições do universo aeroespacial, oficinas de robótica, engenharia, astronomia e palestras sobre carreiras. Tudo no clima cultural repleto de shows musicais e de tradições das festas juninas.

    Nas suas duas primeiras edições, compareceram 25.000 e 40.000 pessoas. Em 2017, é esperado um público de 50.000 pessoas de toda a região.

    Confira no site as atrações e programação: www.eventoaereo.com.br

    Voe mais alto

  • Aluno e Instrutor da EJ: Victor Benetti contratado na aviação comercial

    Victor Benetti é natural de Santa Adélia, interior do estado de São Paulo. Iniciou seus cursos na EJ em 2010, após foi contratado como Instrutor de Voo na Unidade Jundiaí e agora despede-se para voar na aviação comercial.

    Seu treinamento foi iniciado na Unidade Itápolis, onde obteve a licença de Piloto Privado. Acompanhou toda a rotina operacional da escola trabalhando em operações, coordenação e escala de voo. Transferido para Jundiaí concluiu o PC, IFR e INVA. Na instrução de voo foi liberado em todos os equipamentos e manteve sua proficiência completando mais de 2 mil horas.

    "Para quem está começando, que fique a ciência de que não será fácil, mas que a recompensa para os que persistirem será muito maior que qualquer sacrifício. Para os que estão no processo seletivo, que permaneçam com o máximo de confiança, pois só cada um sabe o quanto dedicado fora para estar ali com tal oportunidade e isso é com certeza notado pelos os que estão a sua volta" conta Benetti.

    Voe mais alto.

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66 3419-4157