EJ - Escola de Aviação Civil


Cursos

Introdução ao Voo a Vela


O curso prático tem duração de dois dias, dividido em cinco reboques, onde serão aplicados todos os itens apresentados na parte teórica.

A EJ Escola de Aviação em parceria com o Aeroclube de Itápolis, oferece o curso de Noções Básicas sobre Voo a Vela, com o intuito de melhorar as habilidades mais importantes do piloto, como sensibilidade aos controles e respostas do avião, além de ser fundamental para a formação e aprimoramento.


Sem motor e pouquíssimo peso, o voo de planador é o que mais se aproxima do voo dos pássaros, com exceção do voo livre. Portanto, é o voo mais puro que se pode fazer em um avião. Nele, você sente, ao cortar o ar, a influência dos movimentos verticais e horizontais da atmosfera, noção corporal essencial ao voo seguro, mesmo com toda a tecnologia atual.


Pela sua baixa velocidade, o planador geralmente tem resposta mais lenta nos controles, obrigando seu corpo a entrar em sintonia com o equipamento e desenvolver a capacidade de prever o comportamento do avião, antes dele responder ao seu comando no manche e pedais. Em suma, quem pilota planadores terá sempre muito mais facilidade e habilidade para voar do que os outros pilotos que não fazem o voo a vela.


O Curso de Noções Básicas sobre Voo a Vela tem como principais vantagens:

- Desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe;
- Desenvolvimento de habilidades de voo preciso;
- Melhora a atitude e julgamento para tomada de decisão;
- Melhora o planejamento;
- Caso o aluno tenha interesse em dar continuidade no curso de Planador, os reboques abatem no total de horas para obtenção da habilitação de PPL;
- Companhias aéreas europeias utilizam o treinamento de voo a vela para desenvolvimento das habilidades do piloto.


Com profissionais preparados e infraestrutura modernizada, a EJ e o Aeroclube de Itápolis irão ministrar o treinamento teórico e prático, com duração de três dias, onde serão abordados os seguintes assuntos:


Treinamento Teórico (01 dia).

- Conhecimentos Técnicos da Aeronave;
- Técnicas de Reboque;
- Decolagem;
- Voo Planado;
- Voo em Térmica;
- Sinais Visuais de Operação;
- Procedimentos de Emergência;
- Cone de Segurança;
- Circuito de Tráfego;
- Pouso.


O curso prático tem duração de dois dias, dividido em cinco reboques, onde serão aplicados todos os itens apresentados na parte teórica. O treinamento será realizado no Aeroclube de Itápolis a bordo do Nhapecan. Este planador de duplo comando possui características de voo que o tornam altamente adequado aos voos de aprendizado.

Para início do treinamento não é necessário formar turmas e ao final do curso será entregue um certificado.

Veja mais fotos

Tenho interesse e quero reservar/receber informações


Uma estrutura de apoio de primeira
linha está à sua espera, saiba mais
sobre o que a EJ oferece

Infraestrutura


    Mural Informativo


  • Vídeo: entrevistamos ex-instrutores da EJ

     Assista ao vídeo do encontro de ex-instrutores da EJ, que ocorreu na unidade Jundiaí da escola.

  • Membro Honorário: carteirinha lançada

    Foi lançada a Carteirinha de Membro honorário EJ. Foi criado exclusivamente para ex-instrutores da escola, por fazerem parte da história da maior Escola de aviação da América Latina. Vantagens de ser membro honorário: - Desconto de 40% no valor da hora de voo (tabela normal) para recheques; - Prioridade e agilidade nos recheques; - Desconto especial aos alunos indicados pelo Membro honorário EJ; - Com a apresentação do cartão, acesso geral em todas as unidades EJ para visitação, etc.

  • Jogou tudo para o ar e foi ser piloto

    Sem parentes na aviação que o incentivasse, e uma família para criar, uma vontade exótica veio em sua cabeça: chutar uma faculdade, duas pós graduações no exterior e bom salário garantido, tudo para o alto. Além de gastar as reservas em cursos de pilotagem de aviões para iniciar em uma nova profissão, começando tudo de novo. “É aquele lance da paixão, que você não olha muito a razão”. Todos os dias, Clovis Martins Costa Filho acordava cedo, ajustava o nó na gravata, dava um beijo na esposa, nos dois filhos bem novinhos, e se dirigia a um conceituado escritório de advocacia, onde era coordenador, em Campinas, sua cidade natal. Isso era em 2011, ele tinha 31 anos e já havia alcançado a tão almejada estabilidade financeira. Além do ótimo posicionamento, tinha boas perspectivas profissionais. Entre as rotinas de processos, de audiências, de cuidar da esposa e brincar com os filhos, sempre que sobrava algum tempinho, pesquisava assuntos de aviação, seu interesse desde a infância. Geralmente terminava vendo vídeos de pousos e decolagens no youtube. “Decisões como essa nunca são fáceis. Na verdade, as pessoas no começo não te levam a sério”, conta Clovis sobre a guinada na profissão que havia conquistado com bastante esforço. Logo quando terminou o ensino médio, incentivado financeiramente pelos pais, começou a estudar direito da PUC - Pontifícia Universidade Católica, de Campinas, para o curso de direito e logo depois de formado foi aprovado na OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Buscando melhores colocações no direito, seguiu para Portugal para fazer uma pós graduação na Universidade de Lisboa, em contratos e arbitragem internacional, onde permaneceu estudando por um ano. Para custear sua pós, morava em um apartamento com outros dois estudantes, trabalhou em um McDonalds e fazia horas extras em mais um outro restaurante, como garçom. “Vivi com poucos recursos. Eu não queria envolver meus pais nesta decisão de morar fora do país”, relembra. Logo que voltou de Lisboa, se inscreveu em um programa de bolsas de estudo da Espanha patrocinado pelo Banco Santander e foi um dos selecionados para as duzentas vagas destinadas para América Latina do programa. Morou em Madrid por um ano e fez sua segunda pós na Universidade de Alcalá, onde se especializou em marcas e propriedades intelectuais, ramo também do direito empresarial. Quando voltou de Madrid, casou-se e logo arrumou emprego no departamento jurídico de uma empresa, e pelo seu destaque, foi convidado a trabalhar em um grande escritório, atendendo empresas proeminentes da região. “Tenho grande apreço e respeito pelo direito, em parte ajudou a pagar minha formação”, afirma. Sedento por livros e conhecimento, começou, ainda enquanto atuava como advogado, a estudar por conta para o curso de piloto privado, sem estar em uma escola homologada, não necessário para prestar a prova da ANAC no curso inicial. “Foi uma maneira que encontrei de ver se realmente eu queria aquilo”. Aprovado na agência, matriculou-se no Aeroclube de Campinas, onde fez algumas horas práticas. Conversando com outros alunos e amigos, resolveu trocar de escola. “Se você quiser avançar logo na carreira, melhor ir para a EJ, você vai conseguir voar mais”, falaram. Na EJ terminou seu curso de piloto privado e em menos de dois anos já estava com todos os cursos profissionalizantes finalizados, inclusive o de instrutor de voo. Na época, enquanto estudava aviação, ainda dava algumas consultorias em direito empresarial. Formado, enquanto aguardava na fila a oportunidade para se tornar instrutor de voo prático, começou a dar aulas para os cursos teóricos da EJ, principalmente Regulamentação da Aviação Civil, a área que mais se aproximava de sua especialidade anterior. “Meu alicerce na minha formação pela aviação foi minha esposa”, diz. Depois de um ano apenas ministrando aulas teóricas, iniciou na instrução de voo prática, que é um dos modos para se conseguir experiência e horas de voo para estar apto para atuar em uma grande empresa área. Como instrutor, voou por três anos, onde acumulou aproximadamente 1000 horas nos Cessnas 152, 172 e Tupi, experiência o suficiente para encarar desafios maiores na aviação. Na EJ ensinava voo VRF, IFR, além de dar aulas em simuladores de voo e Garmin 1000. “Meu tempo na instrução foi muito engrandecedor. Me realizei como instrutor. Gostava muito de dar aula, gosto na verdade.”. Depois de 9 anos de aviação, aos 40, Clovis foi contratado para ser copiloto de Airbus A319, 20 e 21, na Latam. Neste momento está fazendo treinamentos em simuladores estáticos, logo começa em simuladores oficiais, e em outubro já deve começar sua instrução em rota, já com passageiros, até se formar, internamente, copiloto pleno. “O sonho da aviação era desde criança, mas achava que não era para mim”, resume sua história. A EJ deseja a Clovis boa sorte em sua carreira, bons voos, e agradece o tempo dedicado ao ensino.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18

QUALIDADE
ISO 9001:2008

Tel.: Itápolis-SP: 55 16 3263-9160 - Jundiaí-SP 55 11 4815-1984

São Paulo-SP 55 11 3459-5233 - Campo Verde - MT 55 66-3419-1510